TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A diferença entre produzidas fatos e relatos

Ensaio: A diferença entre produzidas fatos e relatos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  Ensaio  •  562 Palavras (3 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 3

Questão 01 - Considerando o trecho do texto teórico Estratégias Argumentativas no Gênero do Discurso Notícia e a notícia, redija um parágrafo dissertativo apontando:

a) qual o sentido da expressão “a notícia é o relato e não o fato”;

- A notícia é o que fala e não o que acontece, mas o caráter como é dito para os leitores entenderem, um jeito de expressar o ocorrido sendo apenas o relato. Desta feita, o ser humano tem o hábito de a todo o momento expor a sua opinião, manifestando o que pensa e o que deve ser feito conforme a situação que ele está vivenciando. Através de críticas pode ser feito uma imposição do modo de pensar juntamente com o fato, que na verdade esta deixa de ser fato e passa a ser um relato.

b) Qual o relato e o fato apontados pela autora do blog Duas Fridas na legenda: Índio americanizado: Morales toma coca-cola durante manifestação.

- Explana e satiriza, o “relato” do Presidente (indígena) da Bolívia tomar “Coca-Cola” (produto tipicamente estadunidense), ou seja, algo desigual e nada mais que apenas uma degustação, relatando de forma preconceituosa que á não é notícia, é periódico de boato, onde o simples fato de beber ou provar algo diferente pode causar confusão no mundo da notícia e da esfera jornalística, desta forma o noticiário estava fazendo uma crítica ao atual presidente boliviano, já que ele apesar de ser socialista e nacionalista cedeu aos "fascínios" do capitalismo americano.

Questão 02 - Convidamos você a refletir sobre a relação entre o texto da peça publicitária e o artigo de Luciano M. Costa, sustentando seu argumento com pelo menos um exemplo informacional extraído de cada um dos dois textos.

Percebe-se naturalmente a diferença entre os fatos e os relatos feitos, pois acontece incoerência e obrigação de ideias, onde o artifício publicitário conta fatos, como realmente Adolf Hitler era, e o impõe através de um pensamento a respeito do cuidado que devemos ter com o que lemos, justamente fazendo a propaganda da “Folha de São Paulo”, mostrando que é confiável aquilo que é publicado, contestando o que é mostrado no segundo texto, na citação ao mesmo jornal, mostrando um texto pessimista, onde poderia mostrar a evolução financeira do Brasil, preferindo impor o pensamento de que o “Colapso” piorou o status de 4,2 milhões de brasileiros, diferente da primeira parte do texto, onde mostra fatos sobre a crise em relações aos jornais, compreendo que para entendermos, precisamos ler todo o texto e interpreta-lo sem se deixar influenciar pelo que esta querendo ser imposto.

Questão 03 - Considerando o trecho do depoimento de Jorge Cândido de Assis “Eu não sou só a doença, e a doença não me define”, você considera que houve algum tipo de discriminação na apresentação do autor e sua obra? Justifique sua resposta.

Não houve discriminação. A falta de aceitação pela história que vivenciou até considerar que a enfermidade fazia parte do seu cotidiano, não caracteriza isso como discriminação. O próprio através de suas vivencias mostra como a doença se desenvolve e como entendemos o que ela é capaz de fazer com a mente e atitude das pessoas, ele expôs fatos, mostrando os anseios diante deles, e depois de tudo isso que ela não é uma moléstia,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com