TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A interação homem – animal remonta aos primórdios da existência de nossa espécie

Por:   •  1/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.092 Palavras (5 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 5

1- INTRODUÇÃO

A interação homem – animal remonta aos primórdios da existência de nossa espécie, primeiro sendo utilizados  como  suporte à atividades de manutenção à vida, e posteriormente com animais de estimação ,firmando laços de afetividade entre as espécies . A primeira comprovação  em  registro histórico encontrado sobre a relação homem – cão foi descoberta há 12 mil anos atrás. E essa relação foi evoluindo através dos tempos e com isso a utilização dos animais em diferentes atividades que vão de lazer, terapia  e educação , mesmo estes sendo considerados facilitadores de inúmeros processos dentro dessas modalidades.

Na educação assistida por animais (EAA) o objetivo primordial é promover a aprendizagem ,estimulando o desenvolvimento  psicomotor ,e psicossocial do menor , e diversos estudos apontam resultados positivos em grupos heterogêneos de crianças sendo possível , aplicabilidade desse recurso até em casos simples de baixa motivação. A (TAA), procura também promover e melhorar a capacidade de socialização, e a recuperação do auto- estima dos alunos.

 OBJETIVOS, RISCOS E BENEFÍCIOS, METODOLOGIA

http:// EDU.TEC revista cientifica digital da FAETEC

Objetivos

A TAA pode ter objetivos voltados para parte física e que envolve o desenvolvimento motor

Comentários

“ Anônimo 03 de setembro de 2015”.  Eu acho muito interessante a Terapia Assistida por Animais. Principalmente pela a oportunidade de aproximar os animais das pessoas (sensibilizando-as e tornando-as mais acessíveis no que diz respeito aos problemas que nós mesmos causamos aos animais).

“Luciana Galvão 02 de setembro de 2015’’. Eu tenho acompanhado este método e acho interessante e muito gratificante para as partes envolvidas. Nesse processo passa a existir um convívio harmonioso entre os seres .Quem convive com algum animal de estimação sabe como ele interfere em nosso comportamento e como aprendemos e os benefícios que colhermos.

Benefícios e riscos

Os benefícios observados da zooterapia são diferentes e bem amplos visto, que esta terapia é aplicada em diferentes públicos: idosos, deficientes intelectuais, autistas, portadores de Alzheimer, doentes internados com enfermidades graves e pessoas ansiosas crianças etc. Os riscos que podem ocorrer.  Não pode ser aplicada se houver indicação de que não irá trazer benefícios, ou mesmo trazer complicações para algumas situações, como por exemplo: Alergias ou problemas de respiração. Zoonoses – doenças que podem ser transmissíveis entre pessoas e animais. Pessoas que têm medo de animais voluntários ou profissionais que não se identificam com a classe de pacientes e animais.

2- OBJETIVO

O presente trabalho tem como objetivo avaliar as mudanças  de comportamento de crianças de 6 e 8 anos

Escola de Educação Infantil: Osvaldo Samuel Massei

Ano: 1 ano

Números de alunos: 18

Meninos:  8

Meninas: 10

Descrição da turma

 Aqui se observa que se trata de uma turma heterogênea com alunos na faixa etária de 06 à 08 anos ,e que apresenta um vasto histórico de problemas entre os alunos ,que vai desde problemas de concentração, interação ,problemas de timidez ,e socialização e participação dentro da sala de aula.

PARTICIPANTES

Em um primeiro momento selecionamos  02 alunos ; Maria Regina e Pedro Henrique ambos têm 6 anos . Maria Regina têm 06 anos ela mora próxima á escola em uma casa e um bairro humilde, podendo  ela  conviver com diversos tipos de riscos e situações violentas e de abandono.

Maria Regina apresenta uma atitude adversa às normas da escola desde ao seu ingresso na mesma, ela têm dificuldade em respeitar os profissionais  da instituição, dificuldade em  seguir os horários ,chegando quase sempre  atrasada, dentro da sala de aula ela não consegue acompanhar o que é explicado ,e também atividades realizadas com o restante da turma, isso faz com quê ela se isole .

Pedro Henrique têm a mesma idade 06 anos e se encontra em uma situação não muito diferente a de Maria Regina, a única diferença é que ele apresenta um comportamento agressivo diante dos profissionais da instituição , e dos alunos ,esse comportamento faz com quê Pedro Henrique não obedeça os professores, ainda se torne um aluno com atitudes de superioridade dentro da sala de aula.

ALUNO PARTICIPANTE

Mas em nosso campo de trabalho iremos analisar Júlia ,ela têm 06 anos e ela necessita  de uma intervenção pedagógica através da (TAA). Júlia  vêm apresentando vários problemas comportamentais durante o seu convívio escolar . Problemas como falta de atenção nas atividades dentro de sala de aula , também apresenta uma enorme dificuldade em se relacionar com os outros alunos ,  e com os profissionais da escola, isso faz com quê ela se torne uma aluna tímida ,isso faz com quê ela se torne uma  possível vítima de “BULLYING”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (46.9 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com