TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DA LÍNGUA PORTUGUESA E DA MATERNA EM RELAÇÃO AOS CONCEITOS DOS PCN’S NO ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Por:   •  9/10/2018  •  Artigo  •  1.041 Palavras (5 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 5

ANÁLISE DA LÍNGUA PORTUGUESA E DA MATERNA EM RELAÇÃO AOS CONCEITOS DOS PCN’S NO ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Elissandra Ramos Silveira (Graduando Letras – Unipampa)

Viviane Pereira Vaz (Graduando Letras – Unipampa)

RESUMO

O presente artigo foi realizado através de diversas pesquisas bibliográficas onde busca procurar, analisar a Língua Portuguesa e a Língua Materna através dos conceitos básicos da PCN’s (Parâmetros Curriculares Nacionais). O objetivo da PCN é de orientar à todos os professores a contextualizar o ensino atingindo o ponto fundamental da nossa educação tendo assim como base a metodologia de formar grandes cidadãos leitores e escritores que sejam capazes de conscientizar o seu papel na sociedade e que assim possam conseguir desempenhar o seu ponto crucial para que assim possam conseguir atingir os seus objetivos. A partir dos estudos que aqui foram propostos pretende-se alcançar os resultados esperados que consistem em o pesquisador prevê a melhoria da qualidade de ensino/aprendizagem que estão em relação a diretrizes da PCN.

Palavras-chaves: Língua Portuguesa. Qualidade de Ensino/Aprendizagem. Professores.

INTRODUÇÃO

Como sabemos a educação nos dias de hoje é considerada como umas das maiores e mais importante para a influência do desenvolvimento do ser humano. Ao discutir sobre o ensino da Língua Portuguesa podemos ver que isso tudo nos leva a ver que a língua materna é considerada em sala de aula essencial para a formação do indivíduo. O nosso maior enfoque neste artigo se dará na compreensão em que para facilitar a docência dentro da sala de aula é necessário que o professor tenha a compreensão de como as concepções de linguagem norteiam as suas práxis, já que ainda temos a necessidade de saber qual o objetivo do ensino da Língua Portuguesa no ensino.

Desta forma achamos muito importante falar sobre as questões que estão relacionadas ao ensino da Língua Portuguesas e dos Parâmetros Curriculares Nacionais que tem como objetivo a compreensão do espaço reservado para os diversos estudos de análise linguística.

Nosso trabalho inicia-se com a discussão que se dá a respeito de como as concepções de linguagem e ensino de Língua Portuguesa, mostrando as suas principais concepções de linguagem e como devemos desenvolver o ensino em cada uma delas. Abordaremos também as concepções de linguagem que apresentam as delimitações e as orientações para o crescimento acadêmico de todos os alunos da educação básica, e por último analisaremos os PCN’s para a análise Linguística e em seguida as considerações finais.

ANÁLISE DA LÍNGUA PORTUGUESA E DA LÍNGUA MATERNA EM RELAÇÃO AOS CONCEITOS DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS NO ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Ao discutir sobre o ensino da Língua Portuguesa podemos ver que isso tudo nos leva a ver que a língua materna é considerada em sala de aula essencial para a formação do indivíduo. O nosso maior enfoque neste artigo se dará na compreensão em que para facilitar a docência dentro da sala de aula é necessário que o professor tenha a compreensão de como as concepções de linguagem norteiam as suas práxis, já que ainda temos a necessidade de saber qual o objetivo do ensino da Língua Portuguesa no ensino.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais sugerem que tenham como metodologia trabalhar com os objetos de ensino de Língua Portuguesa, que a partir de suas atividades possam desenvolver o uso da língua como uma forma de produção e de compreensão de textos orais e escritos em diferentes gêneros discursivos/textuais, essa produção vem a ser seguida de atividades de reflexão sobre a língua e sobre a linguagem a fim de aprimorar mais as suas possibilidades de uso.

De acordo o eixo da reflexão envolve as práticas de análise linguística. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998:78):

Esta “não é uma nova denominação para o ensino de gramática”, pois, uma vez que toma o texto como unidade de ensino, além dos aspectos ortográficos e sintáticos a serem considerados, considera também os aspectos semânticos e pragmáticos que enquadram o texto em determinado gênero discursivo/ textual. Dessa forma, os referenciais assumem uma perspectiva contrária à tradição gramatical, que analisa unidades menores como fonemas, classes de palavras, frases, raramente chega ao texto e reproduz a “clássica metodologia de definição, classificação e exercitação” (PCNs, 1998: 29).

A IMPORTÂNCIA DO CURRICULO NACIONAL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

Os Parâmetros Curriculares Nacionais sustentam-se a partir das normas legais e estão sempre a procurar de contribuir para a busca das respostas dos problemas que são identificados no ensino fundamental, tendo assim o objetivo de transformar o ensino para que atenda assim às demandas da sociedade brasileira atual.

A definição de Parâmetro visa comunicar a ideia de que, ao mesmo tempo em que se julgam e se respeitam todas as diversidades regionais, culturais, políticas que existem no nosso País, constroem-se referências nacionais em que possam se dizer quais os “pontos comuns” que determinam a educação em todas as regiões brasileiras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (108.6 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com