TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE CRÍTICA À PARTIR DA POSIÇÃO DA PSICANÁLISE UTILIZANDO CONCEITOS COMO FUNÇÃO MATERNA

Por:   •  20/8/2017  •  Resenha  •  778 Palavras (4 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 4

   CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS- UNIPAM[pic 1]

CURSO: PSICOLOGIA

DISCIPLINA: PSICANALISE I

PROFESSORA: RAQUEL GONÇALVES DA FONSECA

ATIVIDADE REFERENTE AO

 FILME TUDO SOBRE MINHA MÃE

                                                                                         

                                                                       Fernanda Eulálio Londe.

PATOS DE MINAS

14/12/2015

FAZER UMA ANÁLISE CRÍTICA À PARTIR DA POSIÇÃO DA PSICANÁLISE UTILIZANDO CONCEITOS COMO

FUNÇÃO MATERNA: Mostra comportamentos diferentes nas funções maternas.  No filme a personagem Manuela é uma mãe dedicada amorosa, e linda com a situação de ser mãe e pai do primeiro filho, no segundo caso, quando ela adota o filho, ela já aceita a integração do mesmo pai com o filho. A personagem também atua como um referencial, na qual o filho se identificaria com o olhar materno acerca do mundo. Após a morte precoce de seu filho, a mãe ao elaborar o luto, usa alguns mecanismos de defesa do ego, deixa implícita uma situação de luto após muitos indícios melancólicos. A maternidade se da na vida de Manuela como um mecanismo de defesa, visto que a função materna por ela exercida foi um jeito de amenizar a sua dor. A maternidade foi, portanto, inconscientemente procurada por Manuela em cada nova relação que estabelecia, em cada atitude sua, a todo instante. A maternidade influencia nossa vida, e isso acontece com a Manuela, ela depois que o filho morre, assume a responsabilidade materna de outros personagens. De um lado Manuela mãe amorosa, dedicada, e outra rosa mãe rígida pouco afetiva, mostrando vários jeitos que mães se comportam com os filhos. A personagem também atua como um referencial, na qual o filho se identificaria com o olhar materno acerca do mundo.

 

FUNÇÃO PATERNA: Lei que estabelece a criança se colocar no mundo, se tivesse o pai, a criança iria disputar a mãe, assim a criança que não tem o pai presente, não consegue vivenciar as etapas que cada um deve passa. A mãe mesmo com um contexto, onde dizia ser capaz de fazer tudo pelo filho, não conseguiu dar um pai para ele, ela optou por fugir do pai da criança, quando ela faz isso, e a realiza uma ruptura na vida do sujeito, ele queria conhecer o pai independente. E e na outra atuação como mãe, aceita o pai biológico, que agora era transexual,  ter uma relação com o filho. Stevam é o lugar onde o nome do pai foi registrado na vida deles. Assim o pai teve participação na vida do filho somente para a fertilização, a mãe fez seu papel de mãe e pai na criação do filho.

COMPLEXO DE ÉDIPO:

Refere-se a uma fase no desenvolvimento infantil em que existe uma “disputa” entre a criança e o progenitor do mesmo sexo pelo amor do progenitor do sexo oposto. Assim no filme o menino fica dividido é entre a mãe e a mulher, pois ele não tem a disputa com o pai, portanto a mãe se tornará tudo pra ele. Na fase do bebe, tem a dependência do filho pela mãe, dai a função materna se situa em dois registros: o da necessidade e o do desejo, traçando o laço de dependência entre mãe e filho que nasce no plano biológico, de cuidados essenciais corporais, como no plano simbólico, registro onde o pequeno ser também é prematuro: "prematuridade que leva a uma dependência de alguém que sirva de suporte simbólico para a criança". É neste sentido que as vontades do neném será satisfeita no campo simbólico da mãe constituindo-se, assim, como seu primeiro objeto sexual. Com o outro filho foi possível ter todas as funções 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (119.7 Kb)   docx (26 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com