TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DO CONTO “SARRASINE” DE BALZAC

Por:   •  9/5/2015  •  Resenha  •  944 Palavras (4 Páginas)  •  1.556 Visualizações

Página 1 de 4

Avaliação parcial de Textos Fundamentais II

Análise do conto “Sarrasine” de Balzac.

O conto Sarrasine é dividido em duas fases por dois capítulos, o primeiro capitulo nos conta sobre uma família de classe alta, que de onde veio tamanha fortuna é um mistério, ninguém sabe e todos tentam descobrir. A família Lanty possui imensa beleza descrita muito bem no conto, a Sr. Lanty é divida, magnífica, o filho; Filipo considerado por todas as sogras o melhor partido da França, já Marianina és graciosa, possui imensa beleza e voz graciosa, deixa qualquer rapaz de queixo caído quando desce pelas escadas.

Existe ainda dois personagens principais nesta primeira fase, que se passa em Paris, o “velhote”, que se trata de uma figura estranha e misteriosa, que de certa maneira causa horror a muitos, tratado muitas vezes como o morto-vivo pelo narrador, o outro personagem principal que Balzac não nomeia mas está presente e relata os fatos ocorridos na festa na qual se inicia o conto e no cotidiano daquela família, por dois trechos o narrador parece se tratar de um toucador; “

No segundo capítulo surgem novos personagens, que na verdade se descobre mais tarde que se trata do “velhote” descrito no primeiro capitulo e Zambinella neste. Aqui a história se passa em Roma, numa sociedade preconceituosa, os personagens são o narrador, mesmo da fase anterior, pois ele é quem desvenda o mistério da fortuna da família Lanty a Marquesa, a personagem a quem é revelado o segredo da fortuna vergonhosa, e os personagens principais que vivem um romance de certa forma proibido; Sarrasine que dá título ao conto e Zambinella.

Quanto ao narrador como já disse, participa ativamente da história sabe do segredo e o confidencia a marquesa, trata-se então do narrador em 1ª Pessoa do Singular, o “Eu”, que por varias vezes o cita-se próprio no texto: “Estas últimas palavras eram ditas ao meu redor...”(p.574). E em outros trechos isso fica muito claro em todo o conto, apesar do personagem não ter sido nomeado por Balzac é participativo e de fundamental importância para o conto.

O conto Sarrasine se passa em uma sociedade rica e luxuosa, cheia de preconceitos, a burguesia predominava com muita clareza, eles idolatravam a beleza, o tempo todo fica limpo no texto as jóias, mulheres magníficas, pérolas, diamantes, os mais importantes títulos, casamentos por conveniência, a importância do dinheiro e poder na linda cidade de Paris.

No inicio do conto onde o narrador descreve calmamente os mais pequenos e importantes detalhes da festa, nos mostra como era essa sociedade, os maridos na jogatina, as mulheres parecendo infelizes em seus casamentos, porém não lhes cabiam separar-se, até porque lhe convinham tamanho luxo, e tanta vaidade, como descreves as maravilhosas e magníficas mulheres da preciosa Paris.

Existe um grande preconceito, que é citado no conto, e se torna tema pelo quão detalhadamente é tratado; o de que mulheres não subiam aos palcos, que as mulheres viviam como a sociedade achava ou julgava correto. Uma mulher deveria estar sempre linda, bem vestida, elegante, ter um comportamento exemplo.

Assim quando Sarrasine é zombado pelo fato dele chamar por uma mulher num palco de teatro, o pobre não conhecia aquela cultura, pois não era dali. Chegou  na Itália apaixonou de imediato por Zambinella, pois se vestia de mulher, via nela imensa beleza, que mais tarde outra pessoa se admira, pela tamanha beleza do quadro de Zambinella na parede, perguntando-se como e se realmente havia tanta beleza.

Se voltarmo-nos para o tema do conto “Sarrasine”, o que Balzac tenta nos mostrar neste conto, onde satiriza o cotidiano da vida humana. Podemos então dizer que o conto resume-se no preconceito a homossexualidade, o porque Zambinella vivia excluída e sozinha, vigiada para que não se descobrisse quem era realmente a personagem, todo cuidado que a família Lanty tinha em manter o segredo de onde vinha sua cobiçada fortuna. Nada a mais e nada menos, porque foi conseguida pelo canto de Zambinella, se ela tivesse sua sexualidade definida não seria vergonhosa, mas não Zambinela vestia-se de mulher mas era homem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (56.2 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com