TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DO LIVRO: OTELO, O MOURO DE VENEZA

Por:   •  7/7/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.005 Palavras (9 Páginas)  •  1.002 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

LICENCIATURA EM LETRAS – LÍNGUA INGLESA E LITERATURAS

ANA CRISTINA DE ALMEIDA EVANGELISTA

VITÓRIA RAFAELLA ROCHA ALMEIDA

ANÁLISE DO LIVRO: OTELO, O MOURO DE VENEZA

CAETITÉ

2017


ANA CRISTINA DE ALMEIDA EVANGELISTA

VITÓRIA RAFAELLA ROCHA ALMEIDA

ANÁLISE DO LIVRO: OTELO, O MOURO DE VENEZA

Trabalho apresentado à disciplina Aspectos Históricos e Culturais em Língua Inglesa da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, como requisito parcial de avaliação do 1º semestre.

Prof. Sigrid Rochele Gusmão Paranhos Magalhães

CAETITÉ

2017


ÍNDICE

INTRODUÇÃO        3

DADOS SUMÁRIOS SOBRE O AUTOR E A OBRA        3

PERSONAGENS        4

AMBIENTE        6

TEMPO        7

ENREDO        7

VEROSSIMILHANÇA        7

CONCLUSÕES        8

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        9


INTRODUÇÃO

        A leitura das obras de William Shakespeare pelos alunos do primeiro semestre de Licenciatura em Letras – Língua Inglesa e Literaturas objetiva a realização de uma análise completa das mesmas, familiarizando os discentes com o trabalho de um dos maiores autores da língua inglesa e possibilitando que o conhecimento adquirido seja transmitido para outrem.

        O material escolhido para a realização deste trabalho foi o livro “Otelo, o Mouro de Veneza”, cujo autor foi citado anteriormente. Serão abordadas análises acerca do enredo, personagens, ambientação, contexto histórico e sobre o próprio autor, tendo sempre como base das afirmações a interpretação de trechos do livro.

DADOS SUMÁRIOS SOBRE O AUTOR E A OBRA

  • Autor: William Shakespeare
  • Título da obra: Otelo, o Mouro de Veneza
  • Ano de publicação: foi publicada por volta de 1603
  • Dados biográficos do autor:

        William Shakespeare (1564-1616) foi um célebre dramaturgo e poeta inglês, conhecido como um dos maiores autores de língua inglesa. Suas obras, sendo as mais famosas "Hamlet", "Otelo, o Mouro de Veneza", "Macbeth" e "Romeu e Julieta", possuem valor inestimável e são constantemente adaptadas para o teatro, o cinema e a TV.

        Shakespeare viveu o auge do que se conheceu como o teatro elisabetano, pois o momento histórico o favoreceu intensamente, uma vez que ele desenvolveu seu trabalho teatral em pleno apogeu do reinado da rainha Elisabeth I, considerado o tempo de ouro da cultura inglesa. As obras do escritor abordam temas que transcendem o tempo, essencialmente unidos à alma humana, como o amor, os problemas sociais, as questões políticas, entre outros.

  • Síntese da obra:

        Em seu enredo, Otelo, um general veneziano bem sucedido, se apaixona por Desdêmona e ela por ele. Os dois se casam às escondidas e, devido às obrigações dele para com o doge de Veneza, o casal se muda para Chipre, onde Otelo se torna governador. Com eles vão Cássio, tenente de Otelo, e Iago, seu alferes. Iago possuía um grande ressentimento contra Otelo e Cássio, pois eles foram o motivo de não ter conseguido o posto de tenente que tanto desejava.  

        Instigado pela inveja e pelo ódio, Iago inicia uma série de armações que resultam na demissão de Cássio e na desconfiança que Otelo passa a nutrir por Desdêmona, pois o alferes o convence de que ela está tendo um caso com o antigo tenente, Cássio.

        Após diversos episódios em que o ciúme sentido por Otelo o deixa cada vez mais fora de si, Iago o convence a matar a esposa e a tramar a morte de Cássio. Porém, com a intervenção de outros personagens, os planos de Iago não saem como esperado. Graças à sua esposa, Emília, todos descobrem sobre as armações, e Iago é detido pelas autoridades; Cássio sobrevive ao atentado contra sua vida e assume o comando de Chipre; contudo, Otelo, antes de saber da verdade, acaba assassinando sua amada, e, após descobrir que ela não o traiu, tira a própria vida.

PERSONAGENS

  • Personagens mais importantes: Otelo, Desdêmona, Iago e Cássio.
  • Análise psicológica das personagens centrais:

        Otelo: Por ser um mouro, Otelo foi islamista antes de aderir ao Cristianismo e entrar a serviço da República de Veneza; possuía fala rude e foi discriminado por algumas personagens devido à sua origem; seu conhecimento militar era vasto, por isso se destacava como soldado, general e governador, despertando a admiração daqueles que conviviam com ele, ficando conhecido por ser bravo, honroso, honesto e nobre; seu amor por Desdêmona era sincero, mas o preconceito que sofria e a diferença de idade entre os dois o deixavam um pouco inseguro e contribuíram para o surgimento de sua personalidade ciumenta e possessiva; essa insegurança o fazia se sentir inferior a Cássio, deixando-o vulnerável à manipulação de Iago.

        Desdêmona: é caracterizada pelas outras personagens como uma pessoa meiga, tímida, de espírito sossegado e calmo e caráter franco; sendo uma jovem tradicional, ela era muito religiosa e submissa às vontades de seu esposo, pelo qual possuía um sentimento verdadeiro; também era habilidosa na agulha e tinha talento para a música.

        Iago: esta personagem é claramente reconhecida na obra por seu caráter manipulador, ambicioso, invejoso e calculista; contudo, apenas o leitor consegue distinguir essas características desde o inicio, pois sua falsidade é tamanha que todas as outras personagens acreditam se tratar de uma pessoa honesta; ele não era movido por dever ou amizade, apenas por interesse; não demonstra afeição pela esposa e não aparenta ser religioso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (160 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com