TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE DEVERÁ SER ENTREGUE NO DIA 08 DE JUNHO DE 2017

Por:   •  5/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  536 Palavras (3 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 3

Componente curricular Oficina de Textos

Atividades referentes à aula do dia 01 de junho de 2017 (5 presenças)

ATIVIDADE DEVERÁ SER ENTREGUE NO DIA 08 DE JUNHO DE 2017

.....................................................................................................................................

ATIVIDADE 1

Faça um quadro comparativo, conforme exemplo abaixo, apresentando as principais características do gênero resumo e do gênero resenha.

RESUMO

RESENHA

ATIVIDADE 2

Leia os dois tipos de resumo apresentados abaixo. Analise cada um deles quanto à introdução, metodologia, discussão de resultados e considerações finais. Após, identifique qual dos dois resumos é o mais completo, justificando sua resposta E reescreva o resumo que considerar mais incompleto, de modo a apresentar todas as características necessárias a um texto que possa ser considerado satisfatório.

Resumo 1:

Resumo: Tanto a escola quanto o livro didático de língua portuguesa (LDP) possuem importantes papéis ao construir uma nova metodologia de ensino-aprendizagem que enfoque as múltiplas variedades linguísticas que a língua oferece. Nesse sentido, os estudos sociolinguísticos têm mostrado que dentro do contexto geral a língua é heterogênea, múltipla, variável, instável e está sempre se reconstruindo, pois se trata de um processo não concluído, uma atividade social que se realiza por meio dos interlocutores. De acordo com os estudos de Perini (2010), o futuro do presente pode ocorrer sob a forma simples ou de locução verbal, sendo esta última mais produtiva no português brasileiro, expressando algo em direção a uma certeza. Neste trabalho, procuraremos perceber como se encontra a abordagem do tempo verbal do futuro do presente na coleção de livros didáticos de Faraco, Moura e Maruxo Jr. (2011) voltadas ao ensino médio. A pesquisa é de caráter descritivo e exploratório, orientada pelos estudos sobre variação linguística baseados em Travaglia (2009); Bagno, (2007); Oliveira, (2006) e sobre uso do futuro do presente no Português Brasileiro em Perini, (2010); Oliveira, (2006); Corôa, (2005); Cunha & Cintra, (1985). O resultado da análise aponta um reconhecimento de mais de uma forma para expressar o futuro do presente. Dessa forma, através da exposição de formas de uso da língua diferentes daquelas presentes e impostas pela tradição da gramática, se reconhece um grande passo para mudar a ideologia de monolinguismo no Brasil, lançando luzes sobre a língua na nossa sociedade.

 Palavras-chave: Variação; Futuro do presente; Livro didático.

Resumo 2:

RESUMO: Com a ascensão da burguesia e o princípio do declínio da nobreza, durante a Baixa Idade Média, inicia-se também a decadência da cavalaria andante, que havia sido criada para servir à classe nobre. Pouco a pouco, os cavaleiros que se recusavam a atender aos desejos da nobreza, que muitas vezes não estavam de acordo com os princípios éticos cavaleirescos, foram sendo substituídos por mercenários, para os quais tudo poderia ser feito em prol da glória e do lucro. Em 1095, realizou-se o Concílio de Clermont, que tinha entre os seus objetivos, o intuito de recuperar a cavalaria, inserindo nela os valores da Igreja cristã. A literatura também pretendeu colaborar, neste período, com os propósitos defendidos em Clermont. Permeada por um forte misticismo religioso, A demanda do santo Graal configura-se como uma narrativa doutrinária que aponta para um discurso que tenta, a todo o momento, apresentar a postura que um bom cavaleiro cristão deve e não deve assumir; e que pretende, deste modo, combater ao desvirtuamento de uma cavalaria em crise.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (62.4 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com