TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Projeto Multidisciplinar I”

Por:   •  6/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  3.665 Palavras (15 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

 PROJETO MULTIDISCIPLINAR I

Ana Paula da Silva Ventriz – RA 5318965572

Lourdes Assmann Leandro RA 6311191835

Roselene Alves de Sousa – RA 5312955750

 Sandra Helena Mota de Oliveira – RA 5318966153

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Projeto Multidisciplinar I”, -3º semestre-, sob orientação do professor-tutor à distância Simone Anacleto Pariz.

 Jundiaí

Junho /2013



INTRODUÇÃO

Este é um projeto transdisciplinar que se inicia no 2º ano do ensino fundamental para os turnos matutino e vespertino se estendendo por todo o ano letivo, com o objetivo de estimular a leitura. Serão selecionados livros infanto-juvenis de preferência da literatura brasileira com o intuito de que as crianças usem a sua imaginação e criatividade, para que no decorrer das séries tenham uma desenvoltura melhor das matérias inseridas no ensino fundamental através da interpretação e contará com a participação da comunidade e educadores:

Comunidade – Participará doando livros didáticos que certamente será bastante enriquecedor para o acervo da biblioteca da escola, principalmente os que retratam os mitos, lendas e as histórias os quais serão separados para que integrem o projeto escolar e com essa participação mais próxima do ambiente escolar, a comunidade ficará cada vez mais inserida no contexto escolar.

Educadores – Tem o papel principal do projeto que é estimular a leitura durante todo o ano letivo. Os educadores de diversas áreas de atuação do ensino fundamental se envolveram com o intuito de estimular na criança a capacidade de aprender, tendo como os meios básicos o domínio da leitura, da escrita e da interpretação.

Justificativa

A prática transdisciplinar procura conceber e programar situações em que educadores possam trocar experiências, surgindo assim uma melhor aprendizagem com espírito mútuo de cooperação e solidariedade.

 O fracasso no rendimento escolar é tema de diversos estudos assim como os pesquisadores na área da educação, e às vezes tenta-se colocar a falha em alguém, seja ela na escola, no professor ou na sociedade, porém lembrar que o aluno tem dificuldade em ler e consequentemente não saberá interpretar textos sejam eles de qualquer disciplina, e desta forma ele não conseguirá participar do mundo da leitura que educa, promove um intercâmbio cultural, torna a criança mais critica e participativa, amplia o vocabulário e melhora a maneira de se expressar. E é por isso que o projeto vai dar  ênfase em alguns pontos, os quais se destacam:

Dificuldade de aprendizagem;

Dificuldade de assimilar o conteúdo abordado;

Dificuldade de leitura;

Dificuldade de raciocínio

                                                    OBJETIVOS

Geral:
Estimular uma melhor dinâmica educacional com a participação de educadores e comunidade de forma transdisciplinar no processo de ensino, aprendizagem na leitura para interpretação com livros infanto-juvenis da literatura brasileira, com o auxilio de educadores do ensino fundamental das matérias português, matemática, História e educação física e ainda a bibliotecária da escola para que os alunos tenham uma melhor desenvoltura nestas disciplinas.

Especifico:
Incentivar aos educandos a leitura e a interpretação de livros infanto-juvenil para uma melhor aprendizagem nas matérias do ensino fundamental e ainda:

Envolver educadores das mais diversas disciplinas do ensino fundamental de forma transdisciplinar no projeto;

Aproximar a comunidade do ambiente escolar;

 Despertar o hábito da leitura e da interpretação nas crianças;

 Demonstrar que é possível trabalhar com esse projeto de forma transdisciplinar. Aprimorar o conhecimento didático da leitura e interpretação;

Promover a interação entre Professor, comunidade e aluno.

                                                     METODOLOGIA
Este projeto esta dividido em quatro fases que se interagem ao decorrer do ano letivo com professores e alunos e contando com a participação da comunidade. As fases são as seguintes.
Planejamento – Consiste em reunir os professores envolvidos no projeto transdisciplinar para traçar parâmetros, fazer seleção dos livros infanto-juvenis e montar a didática do projeto;

 Execução do Projeto – Cada professor envolvido no projeto colocará em prática a sua didática, observando passo a passo o desenvolvimento das crianças na leitura dos livros infanto-juvenis;

Avaliação – Esta fase ocorrerá de acordo com o projeto político pedagógico da escola;

Aproveitamento – Será verificado no final de cada bimestre nas reuniões de classe, se houve um bom resultado, ressaltando aspectos positivos e negativos e programar novas ideias ou sugestões.·.

                                    SUBFASES DO PROJETO

Ficarão a cargo da coordenação pedagógica a orientação e acompanhamento em todas as fases deste projeto, auxiliando no planejamento, fornecendo material pedagógico, ressaltando que este projeto pode ser alterado ou adaptado sempre ao termino de cada bimestre se houver necessidade. As subfases elencadas são:

Apresentar o projeto transdisciplinar a direção escolar;

Escolher o coordenador pedagógico escolar como mediador das reuniões do projeto transdisciplinar;

Aprovação do material escolhido pelo grupo de professores em pauta;

Formalização em ata das reuniões.

Divulgação do projeto a critério da direção escolar;

A coordenação pedagógica deverá disponibilizar a biblioteca, para acesso aos livros e demais atividades relacionadas ao projeto.

Lançamento do projeto a comunidade escolar, apresentando os principais objetivos;

 O mediador deverá enfatizar a importância da participação de cada professor envolvido e explicar o projeto.

                                                             AVALIAÇÃO
Será através da observação da participação e interesse dos alunos nas atividades metodológicas.
Verifica-se também inicialmente a compreensão dos alunos com relação à importância da sala de aula para a vida e leitura.·.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.4 Kb)   pdf (259 Kb)   docx (204.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com