TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE TEÓRICO PRÁTICA

Ensaios: ATIVIDADE TEÓRICO PRÁTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2014  •  1.156 Palavras (5 Páginas)  •  676 Visualizações

Página 1 de 5

AVEC/FIVEV

CURSO DE PEDAGOGIA - 2013

ATIVIDADE TEÓRICO PRÁTICA

Titulo: Literatura Infantil: Ação e Planejamento do professor para alunos do 4º Ano do EJA – Jovem e Adulto.

Ano letivo: 2013 Série: 4º Ano - EJA Turma: 3º. ANO Carga Horária: 72h

DOCENTE: Alva

DISCIPLINA: Teorias e Práticas na Educação de Jovens e Adultos

DISCENTES: Eliana Emilia de Arruda.

JUSTIFICATIVA

Este projeto integrador está sendo realizado para buscar compreender qual a ação e o planejamento do professor do EJA – jovem e adulto, no sentido de fomentar discussões sobre a importância da literatura, poesias e os contos de fadas, para o processo de ensino e aprendizagem. , sendo uma das muitas formas que mexe com o poder imaginário nas pessoas, através do encantamento e seus diferentes valores literários. A leitura do mundo mágico e fantasioso faz com que o adulto associe ou diferencie os acontecimentos da sua vida real, fazendo suas preferências, formando seus próprios conceitos.

E assim possibilitar que esses gêneros textuais não percamsua identidade e que seja usada de uma forma prazerosa em sua formação como pessoa crítica e leitora pelo prazer de ler e escrever em sua vida, quando criança e até a adulta.

"Um bom livro é aquele que agrada, não importando se foi escrito para crianças ou adultos, homens ou mulheres, brasileiros ou estrangeiros. E ao livro que agrada se costuma voltar, lendo-o de novo, no todo ou em parte, retornando de preferência àqueles trechos que provocaram prazer particular." (ZILBERMAN, Regina. Como e por que ler a literatura infantil brasileira. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005, p. 09).

Através dessa problemática precisa planejar sua ação para criar expectativas nos seus alunos para que os mesmos busquem conhecer e entender a literatura e sua formação escolar.

Sendo assim, percebe-se a necessidade de que os professores revisem as atividades que planejarem e realizarem, refletindo se estas foram adequadas ao interesse e à necessidade dos alunos principalmente com a literatura do EJA.

OBJETIVO GERAL

Analisar e identificar como os educadores estão trabalhando a literatura, os poemas e contos de fadas com seus alunos do - 4 º Ano do EJA.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Analisar e identificar como os professores do 4º Ano do EJA planejam e desenvolvem a literaturano espaço escolar.

• Como é feita a elaboração e planejamento para trabalhar a literatura com seus alunos;

• Como a literatura pode contribuir para o processo de alfabetização de seus alunos;

• Os alunos participam de alguma forma no planejamento das aulas: Como?

• Para você para você professor a literatura é importante na formação do aluno: por quê?

METODOLOGIA

A metodologia utilizada na pesquisa será bibliográfica e através de pesquisa de campo, utilizando-se de questionário com perguntas e respostas para educadores do EJA do 4º Ano de Jovens e Adultos, e análise dos planos de aula das professoras.

As entrevistas serão realizadas com três professoras do 4º Ano do EJA, da escola Lecínio Monteiro,onde estarão relacionados da seguinte forma 1ª, 2ª, 3ª.

A professora - 1ª–Profª Erica Patrícia Lopes Santos – 4º Ano do EJA – Noturno – Escola Licínio Monteiro.

DIA 17/06/2013 - PERGUNTAS

1) Que literatura a professora adota para trabalhar com seus alunos?

2) Quando o professor faz a escolha de uma literatura, normalmente o faz com o objetivo de sanar algumas dificuldades, ou mesmo para facilitar a compreensão. Com que objetivo a professora trabalha esta literatura?

3) O planejamento dessas aulas segue algum projeto previamente pensado, elaborado e desenvolvido com seus alunos?

4) Essa escolha tem ajudado nos seus propósitos, ou seja, os alunos tem demonstrado interesse e avanço no aprendizado, com essa metodologia?

AS RESPOSTAS

1) Textos da atualidade, que façam parte da realidade dos alunos e com seus dia-a-dia, tornando assim um jeito de educar mais fácil. São usados vários autores, não tendo um especifico, dependendo do objetivo e do planejamento ao dia é usado a literatura Infantil, mas na forma verbal e na leitura.

2) As duas coisas, para facilitar a compreensão de cada aluno e assim valorizar a si mesmo e não ao professor, visando à cultura de cada um no dia-a-dia deles.

3) Sim, é elaborado pela equipe gestora da escola, não tendo nenhuma participação dos alunos, que ao ver da professora deveria sim ter a participação ativa dos alunos para poder sim

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com