TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS SINTAXE

Por:   •  4/5/2015  •  Resenha  •  631 Palavras (3 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 3

O ensino de língua portuguesa: breve histórico.

A formação dos alunos em língua portuguesa implica ensinar o aluno para o mundo de conhecimento por meio da linguagem.

Ate meados do século XVIII, o ensino da Língua Portuguesa, tanto no Brasil como em Portugal limitava-se à alfabetização.  Os poucos alunos que prolongavam sua escolarização passavam diretamente a aprender gramatica latina, retórica e da poética. A reforma feita pelo Mâques de Pombal, em 1759, tornou obrigatório o ensino da língua portuguesa no Brasil e em Portugal.  A partir de 1970 o ensino d Linguística começou a fazer parte do ensino da Língua materna.

O atual Currículo não representa uma ruptura em relação aos documentos oficiais que o precederam. As propostas Curriculares do Estado de São Paulo, construídas no período de 1986 a 1993 e que deram origem aos Parâmetros Curriculares Nacionais(PCNs) do Ensino Fundamental, de 1997, e aos PCNs do ensino Médio, de 1998, constituem a base  sobre a qual ele se desenvolve .

Fundamentos para o ensino da Língua Portuguesa.

A disciplina de língua portuguesa pode centrar-se:

  1. No conjunto de regras que nos leva a produzir frases.
  2. Nos enunciados que circulam efetivamente no cotidiano e seguem regras especificas que permitem a comunicação.

Os conhecimentos linguísticos não podem ser limitados somente pela norma-padrão. Os textos fazem uso de estruturas Gramaticais , e muitos se organizam segundo a gramatica  normativa para sua aceitação na sociedade.

A atividade de língua portuguesa deve evitar que o aluno estranhe ao utilizar de sua própria língua: é necessário que sabemos lidar com os  textos em diversas situações de interação social. Interagir linguisticamente por meio de textos pode causar habilidades e competências discursivas que  promove o letramento. Apesar dos textos geralmente serem uma produção individual,cada esfera de  utilização de língua constrói relativamente modelos estáveis pelo conteúdo temático, pelo estilo e pela construção composicional. É o que denominamos gêneros textuais.  Os gêneros textuais são eventos lingüísticos e ações sociais.

 Enquanto os gêneros textuais são ilimitados os tipos textuais se caracterizam em cinco categorias: narrar, relatar, prescrever, expor e argumentar. Os tipos textuais incorporam os gêneros do discursos particulares.

O nível de letramento é determinado pela variedade de gêneros textuais com quais as crianças e adultos conseguem interagir.

Para o trabalho nas escolas com ostextos, e necessário a compreensão das características estruturais e as condições sociais de produção e recepção da adequação de funcionalidade.

Em síntese temos:

Tipo: composição linguística que organiza diferentes gêneros textuais.  

Gênero: evento linguístico social que organiza os textos com conteúdos, propriedades funcionais, estilo e composição estrutural.

Texto: sentido construído por uma combinação de linguagens e operações aplicas ao fluxo de uma produção semiótica concreta.

Enunciação: ato ou acontecimento pelo qual o individuo empírico, por meio de trabalho físico e mental que produz enunciados que será recebido, em processo interativo e social por outo individuo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (34.1 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com