TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Sintaxe

Por:   •  24/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  503 Palavras (3 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 3

ETAPA 1 - POR QUE É IMPORTANTE ESTUDAR SINTAXE?

​A Língua Portuguesa nem sempre foi como a conhecemos. Ao longo dos anos, a própria língua sofreu mudanças importantes não só dentro de seu contexto histórico social, mas, também, no ramo das comunicações.

​O Português percorre uma trajetória significativa durante esses intercâmbios e é inerente que compreendamos a origem dessa língua e suas transformações.

​Segundo o estudo realizado por Neto (2009), o português deriva do Latim e esse por sua vez faz-se inerente para a compreensão da formação das palavras.

​Sem nos aprofundar muito nessa questão, focaremos nossa reflexão acerca da importância dessa construção para o Português que conhecemos hoje (oral e escrito).

​De um modo geral, segundo o mesmo estudo, a influência etnolingüística na formação das línguas neolatinas (espanhol, português, francês, italiano entre outras) oportuniza novos métodos que levem a aprendizagem das estruturas em análise da língua latina propiciando a aquisição da sintaxe do português (2009).

​Partindo dessa linha de pensamento, sabemos que, essencialmente, compreender as origens da língua possibilita a compreensão de toda sua estrutura atual onde devemos nos indagar, acerca desse processo, do que se trata a sintaxe propriamente dita.

​A comunidade online Só Português (2007 – 2015), define a sintaxe como:

“[...] a parte da gramática que estuda a disposição das palavras na frase e a das frases no discurso, bem como a relação lógica das frases entre si. Ao emitir uma mensagem verbal, o emissor procura transmitir um significado completo e compreensível. Para isso, as palavras são relacionadas e combinadas entre si. A sintaxe é um instrumento essencial para o manuseio satisfatório das múltiplas possibilidades que existem para combinar palavras e orações.”

​Partindo desse pressuposto, compreender a origem da língua, como se desenvolveu sua estruturação e como é empregada (e falada) hoje em dia viabiliza a análise profunda de como deve ser trabalhada, dentro de suas etapas, para o desenvolvimento cognitivo pleno (neste caso do educando) na utilização dessa ferramenta que segue como indispensável para a comunicação e o “se fazer entender”.

​Dentro dessa dinâmica, refletimos ainda acerca do contexto em que se faz acontecer esse fenômeno sintático e influências secundárias que não devem, de forma alguma, serem dispensadas: a cultura, o contexto social, econômico e histórico das variáveis e vertentes que a envolvem.

​Concluímos que, mais do que a estrutura da formação das palavras e das fases, faz-se inerente e indispensável essas considerações supracitadas uma vez que a língua caracteriza e viabiliza toda a cultura de uma nação ou de um local em questão sendo parte da identidade de quem a emprega, ou seja, a estruturação lingüística sofre essas influências direta ou indiretamente e a mesma interfere por sua vez no contexto ao qual está inserida sendo uma “troca de experiências” com um único objetivo: a compreensão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (55.3 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com