TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Albetização E Linguistica

Artigos Científicos: Albetização E Linguistica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  499 Palavras (2 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 2

1) O que é ensinar língua portuguesa na concepção trazida por Luiz Carlos Cagliari?

R: Pela concepção de Luiz Carlos Cagliari ensinar língua portuguesa è mostra o funcionamento da linguagem humana e, de modo particular o português; quais os usos que tem, como os alunos devem fazer para entenderem ao máximo, ou abrangendo metas específicas, esses usos nas modalidades escrita e oral, durante a vida. O professora também deve ensinar o que é uma língua, suas propriedades e seus usos, o comportamento da sociedade e dos indivíduos em relação aos usos linguísticos no decorrer de sua vida.

2) Como um professor deve lidar com a variação linguística em sala de aula?

R: O professor deve fazer os alunos verem que eles falam não de uma única maneira, mas de várias, segundo os dialetos de cada um, e que se todos escrevessem as palavras como as falam, usando das possibilidades do sistema de escrita como quisessem, haveria uma grande confusão quanto à forma de grafar as palavras, e isso dificultaria em muito a leitura entre os falantes de tantos dialetos. Por isso, para facilitar e leitura, a sociedade achou por bem decidir em favor de um modo ortográfico de escrever as palavras, independente dos modos de falar dos dialetos, mas que pudessem ser lidos por todos os falantes, cada qual ao modo de seu dialeto.

3) A relação entre letra e som na nossa língua é unívoca? Como você chegou a esa conclusão? (Para a segunda parte desta questão, cite no mínimo três exemplos)

R: Não, porque a letra nem sempre é pronunciada como está escrita, quando vamos falar (emitir o som) o que está escrito, pode ocorrer mudanças entre a letra e o som, por isso foi criado os símbolos do IPA (International Phonetic Alphabet), para tornar a pronúncia mais precisa. Conforme Cagliari, numa língua existe valores sonoros diferentes para cada símbolo alfabético. Exemplos: aquela [akela], vive [vivi], menino [mininu].

4) De acordo com a perspectiva de Cagliari, como os erros ortográficos de uma criança devem ser compreendidos por um professor?

R: O professor primeiramente deve fazer um levantamento das dificuldades do aluno, avaliadas através de textos livres, espontâneos, histórias criadas pelo aluno, longe de cópias e atividades dirigidas. Porque é nesse material que encontramos as reais dificuldades do aluno na aprendizagem da escrita. Os erros ortográficos da criança não devem ser avaliados “a ferro e fogo”, tudo pertence a um processo de aprendizagem da escrita. Essa é a perspectiva de Cagliari.

5) Qual o objetivo geral de Cagliari na obra “Alfabetização e Linguística”?

R: Contribuir com o ensino da linguagem nas escolas de educação básica. Ele tenta mostrar aos professores e futuros professores de língua portuguesa que é necessário sensibilidade para ensinar. Cagliari também demonstra muita preocupação com a forma que os professores lidam com os erros dos alunos, e também orienta como a escola deve lidar com a produção de texto, escrita, fala e leitura das crianças. Resumindo é um livro que tenta mudar a forma de ensinar língua portuguesa nas escolas de educação básica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com