TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alfabetização E Letramento

Ensaios: Alfabetização E Letramento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2013  •  3.581 Palavras (15 Páginas)  •  2.105 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

RELATÓRIO FINAL

ANANINDEUA/PA

2012

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) apresentada ao Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito de nota parcial da disciplina: Alfabetização e Letramento. Orientadora: Tutora a Distância Silvana Maria Batista.

ANANINDEUA/PA

2012

Introdução

A ATPS- Atividade Prática supervisionada, sob a forma de relatório, foi estruturada a partir do cumprimento de algumas etapas propostas que contribuíram para que a equipe percebesse as diversas possibilidades, significativas ou não, para a elaboração de atividades para os alunos em processo de alfabetização.

O relatório inicia com o “olhar” de cada componente da equipe sobre o que é estar alfabetizado.

E a partir das definições de ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO e TEXTO apresentadas por FARACO, 2006, a equipe desenvolve o relatório mostrando uma coletânea de textos e propostas de atividades envolvendo oralidade e escrita referentes às práticas que envolvem a temática alfabetização e letramento.

1º relatório: Estar alfabetizado é...

“Estar alfabetizado é quando a criança ou mesmo o adulto aprende a ler e escrever, ou seja, quando e ele consegue conhecer o alfabeto tanto escrito quanto sonoramente e também consegue formar sílabas e finalmente palavras. Mas só isso ainda não é o suficiente, para que a alfabetização seja completa, este aluno deve conseguir ler e escrever fluentemente para que possa compreender a ação almejada pelo educando e pelo educador, que é o conhecimento da língua oral e escrita.” (Adriana Hamilton)

“Ler e escrever não é apenas representar sons ou decodificar símbolos e mais que aprender a simbologia gráfica existente na fala. Escrever também envolve a aprendizagem e é preciso entender gêneros textuais que estão a disposição do falante. Ser alfabetizado significa reconhecer e compreender esses símbolos e ser capaz de produzir mensagens compreensíveis para outros alfabetizados. Alfabetização envolve também desenvolvimento de novas formas de compreensão. O individuo alfabetizado promove sua socialização.” (Andréia do Rosário)

“Ser alfabetizado é saber ler e escrever com propriedade, sendo também a aquisição de um código fundado na relação entre fonema e grafema, mas que vai além disso, que é o construir conhecimento e compreender a natureza da linguagem que se fala ao seu redor, tratando de compreendê-la, formular hipóteses relacionadas aos discursos existentes em nosso dia-a-dia, na realidade é compreender os gêneros textuais, que estão a nossa volta para podermos interagir na sociedade de maneira competente e eficaz, sendo formadores de opiniões.” ( Eliana Alves da silva)

“Estar alfabetizado é conseguir decodificar, compreender o código, entender seu significado, porque o aluno deve ir além das entre linhas, deve buscar a fundo, de forma que consiga esmiuçar o código, de forma fluente e confiante. Então para isso acontecer é necessário que o educador instigue o educando a ler, escrever, socializar e estar em grupo trabalhando ideias e absorvendo novas palavras e novas experiências.” (Mauro Barros)

“Estar alfabetizado é ir além da decodificação de um amontoado de letras e palavras. É envolver-se num processo dinâmico e prazeroso de escrita, leitura, releitura, compreensão e produção de diferentes gêneros e tipos textuais. É possuir habilidades próprias para ler e traduzir de maneiras diferentes (escrita, oral, gesto,) esse novo mundo que se apresenta. E num processo de troca de conhecimento, professor e aluno percebam que a alfabetização é um processo de produção de cultura gradual e contínuo.” (Simone Lopes)

2º relatório: O que significa estar alfabetizado

Atualmente, ser alfabetizado, ou seja, saber ler e escrever revelou-se condição insuficiente para atender adequadamente às demandas contemporâneas. Há anos, não muito distantes bastava saber assinar o nome, pois só interessava o voto. No momento atual, saber ler e escrever de forma mecânica não garante interação plena com os vários tipos textuais que circulam na sociedade. É necessário ser capaz de não somente decodificar letras e sons, mas entender seus significados e usos das palavras em contextos diferentes.

Mudou a concepção social do alfabetizado. O que se requer de uma pessoa alfabetizada hoje em dia é bem diferente do que em meados do século 20. Não é mais suficiente saber assinar o nome e conseguir ler instruções simples, como era na época da Segunda Guerra Mundial. (...) As circunstâncias de uso de leitura se tornaram muito frequentes e variadas. O que não mudou é o tipo de esforço cognitivo exigido por esse sistema de marcas que a sociedade apresenta em espaços muito variados e a instituição escolar é obrigada a transmitir. O problema da relação entre essas marcas escritas e a língua oral continua sendo um mistério total nos primeiros momentos da alfabetização. (FERREIRO, 2006)

A alfabetização é um processo que vai muito além da aquisição do código, significa atribuir significado e sentido, às funções sociais vinculadas a escrita. A alfabetização deve se desenvolver em um contexto de letramento como início da aprendizagem da escrita, como desenvolvimento de habilidades de uso da leitura e da escrita nas práticas sociais. Alfabetizar letrando é, portanto, ensinar a ler e escrever o mundo, ou seja, no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita, tendo em vista que a linguagem é um fenômeno social.

É considerado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com