TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Do Ambiente Externo

Casos: Analise Do Ambiente Externo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2014  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 2

A análise externa, ou ambiental, tem como objetivo estudar o ambiente, selecionando e avaliando oportunidades e ameaças. Ela é fundamental para determinar um parâmetro de avaliação da posição competitiva da organização frente às demais concorrentes. Por servir de base para avaliação de competitividade, deve-se realizá-la antes da análise interna.

Análises: externa, variáveis ambientais, cenários

Objetivo: ensinar técnicas de análise ambiental.

Técnicas para análise externa

Análise das variáveis ambientais e suas tendências;

Análise de cenários;

Análise de stakeholders;

Análise de mercado;

Análise da concorrência;

Análise da competitividade.

Análise de Cenários

Procura-se construir, com esta técnica, possíveis estruturas ambientais alternativas para o futuro, envolvendo a identificação de incertezas, a determinação dos fatores causais entre elas, e a formulação de um conjunto de possíveis suposições sobre o relacionamento dos diversos fatores envolvidos no cenário.

São criados diferentes e alternativos quadros para o futuro, determinando-se os caminhos que conduzem a cada quadro, considerando-se a ocorrência de diferentes contingências. Esta técnica despertou interesse a partir de sua utilização na Royal Dutch Shell, na década de 70, introduzida por Pierre Wack.

Está técnica apresenta algumas dificuldades, a saber:

Determinar a quantidade de cenários a construir, uma vez que a árvore vai crescendo a cada passo. Normalmente arbitram-se em três, denominando-os de otimista, pessimista e provável;

Escolher qual deles adotar. Normalmente, opta-se por aquele denominado de provável, por apresentar um mix de suposições intermediárias.

Análise das variáveis ambientais e suas tendências

Nesta técnica, descreve-se o macroambiente através da sua tradução em variáveis ambientais, as mais abrangentes possíveis. A partir daí, examina-se o estado atual de cada variável e suas tendências futuras, estabelecendo-se, quando possível, relações entre elas. Com isto, tem-se um quadro do ambiente e suas tendências.

IDENTIFICAÇÃO DAS PRINCIPAIS FORÇAS DO MACROAMBIENTE

AMBIENTE DEMOGRÁFICO

A primeira força macroambiental que os profissionais de marketing monitoram é a população, porque os mercados são compostos de pessoas. Dentre as variáveis observáveis podemos citar:

Crescimento da população mundial: 5,4 bilhões em 1991 e 6,2 bilhões em 2000.

Composição da população: seis grupos de faixa etária: pré-escolares, crianças em idade escolar, adolescentes, adultos jovens de 25 a 40 anos, adultos de meia-idade de 40 a 65 anos e adultos idosos com idade superior a 65 anos.

Mercados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com