TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Bibiográfica

Casos: Análise Bibiográfica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2013  •  1.098 Palavras (5 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 5

ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA

1. PATRÍCIA LUCIANE SANTOS DE LIMA em seu ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE OS BENEFÍCIOS DA SHANTALA EM BEBÊS PORTADORES DE SÍNDROME DE DOWN

Orientador: Prof. Dr. Egídio José Romanelli. Teve sua Dissertação aprovada como requisito parcial, para obtenção do título de Mestre em Psicologia da Infância e Adolescência, do Programa de Pós Graduação do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Paraná.

Neste estudo ela diz que pesquisou a criança normal e seu desenvolvimento motor e sensorial; estudou a etiologia e desenvolvimento biopsicossocial da criança com Síndrome de Down e detalhou a técnica de Shantala, com o objetivo de verificar quais os benefícios que a Shantala proporcionou para o desenvolvimento destas crianças. A metodologia consistiu em utilizar por 120 dias a técnica de massagem denominada Shantala. Para a obtenção dos resultados, foi realizado um check list, aplicado no início, 60 dias após e no término do tratamento. Também foram realizadas visitas domiciliares e consideradas as observações da pesquisadora.

Constatou-se através da análise dos dados, que a Shantala beneficiou as crianças com Síndrome de Down, alcançando o aperfeiçoando dos movimentos num tempo menor do que o esperado. Por outro lado, as mães destas crianças aprenderam a aceitar melhor as limitações de seus filhos e a manuseá-los adequadamente. Houve maior interação com os demais membros da família e maior facilidade de proporcionar a estimulação.

2. LEBOYER, FRÉDERICK, 1918 – SHANTALA: UMA ARTE TRADICIONAL, MASSAGEM PARA BEBÊS: Tradução de LUIZ ROBERTO BENATI E MARIA SILVIA CINTRA MARTINS. 8.ed. ver. – São Paulo: Ground, 2009.

Leboyer mostra em seu livro todo escrito em uma estrutura de versos fácil e gostoso de ser lido, entre versos e fotografias ele vai nos ensinando a importância da massagem Shantala, como é gostoso essa troca de carinho entre mãe e bebe.

3. LEBOYER, FRÉDERICK, 1974 – NASCER SORRINDO; foi lançando a 1º edição em 1974, em 1992 a 14º edição e em 2004 a 2º reimpressão. Foi traduzido por MÉDIA – Assessoria, Planejamento e Execução Ltda.

O livro Nascer Sorrindo pode ser visto como uma obra prima, dividido em três partes, é todo escrito por uma estrutura de versos fácil e gostoso de ser lido, é uma obra toda ilustrada com fotografias tirara pelo próprio obstetra.

Leboyer nos mostra em cada parte, falando do nascimento, os apectos psicológicos do nascimento, parto e obstetrícia e por fim os aspectos psicológicos do parto e da obstetrícia.

4. GUIMARÃES B. CRISTINA - MASSAGEM PARA BEBÊS: SHANTALA & BABY YOGA

O DVD Massagem para Bebês foi especialmente desenvolvido com o intuito de promover uma atitude positiva, ativa e consciente em relação à maternidade e à saúde. Trabalho defendido por Cristina Balzano, fisioterapeuta e professora de Yoga. Em formato de vídeo-aula, foi elaborada para introduzir e ensinar aos pais, os benefícios da massagem (Shantala) e as posturas induzidas de Yoga (Baby Yoga) aplicadas aos bebês. Estas práticas oferecem bem-estar físico, desenvolvimento emocional e equilíbrio energético, além de criar um vínculo maior com o bebê em seus primeiros meses de vida.

Shantala é uma prática milenar de massagem voltada aos bebês que era passada de mãe para filha e o seu toque, o mais antigo dos sentidos, traz saúde em todos os níveis. É um carinho com sequências, técnicas, direção, alongamentos e trabalha também a musculatura e as articulações. Desenvolve um diálogo não verbal, entre mãe e filho. O ambiente silencioso e o toque resulta em inúmeros benefícios. Eliminam gases, cólicas, prisão de ventre, tensões, bloqueios, tranquiliza o sono, gera confiança, e por tudo isso é altamente preventivo proporcionado um bem estar incrível ao bebê.

5. ANDRADE COSTA, GISELY DE é Acadêmica do Curso de Fisioterapia da Universidade Estadual de Goiás (UEG); URZEDA , RENAN NEVES; OLIVEIRA, THALITA GALDINO DE; BRAGA, ANA KAROLINA PAIVA; MEIRELES, ALINE ESTRELA, são Fisioterapeutas pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) E FORMIGA, CIBELLE KAYENNE MARTINS ROBERTO é Fisioterapeuta, Doutora em Ciências Médicas pela FMRP/USP, Professora do Curso de Fisioterapia da UEG - CARACTERÍSTICAS DO COMPORTAMENTO E DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR DE CRIANÇAS SUBMETIDAS À

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com