TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Descritiva The Noite

Por:   •  17/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.233 Palavras (5 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade
Curso - Turno

 

Integrantes

ANÁLISE DESCRITIVA DO PROGRAMA THE NOITE COM DANILO GENTILI

Alto Araguaia - MT

2016

Universidade


Integrantes

ANÁLISE DESCRITIVA DO PROGRAMA THE NOITE COM DANILO GENTILI

Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina (nome da disciplina), no Curso de (nome do curso), na (nome da Universidade).

Prof. Bruno César dos Santos

Alto Araguaia - MT

2016

ANÁLISE DESCRITIVA DO PROGRAMA THE NOITE COM DANILO GENTILI

O The Noite com Danilo Gentili é um programa nos moldes americanos de late-talk show (um programa de entrevistas geralmente veiculado tarde da noite) produzido pelo canal SBT, que estreou no dia 10 de março de 2014, sendo exibido diariamente na faixa da meia-noite, após a grade de shows da emissora. O programa é comandado pelo humorista Danilo Gentili, reconhecido como um dos precursores e idealizadores do movimento do stand-up comedy no Brasil, o programa conta ainda com outros comediantes, como Léo Lins e Murilo Couto.

O programa conta com mais de vinte quadros diferentes, sendo alguns deles: Rodada da Noite - evolução do antigo quadro Mesa Vermelha que junta humoristas em um pub para comentarem e fazerem piadas de notícias bizarras; CyberBullying - Léo Lins e Murilo Couto satirizam os piores vídeos da internet na semana; Leite Show - Danilo entrevista crianças em uma espécie de mini talk-show, dentre outros. Tem um público-alvo mais generalizado, entre adolescentes e adultos.

O The Noite possui uma duração aproximada de 60 minutos, divididos em quatro blocos, sendo inspirado no extinto programa da emissora Jô Soares Onze e Meia. Desde sua estreia, somente agora o cenário foi modificado e atualmente é um dos mais elogiados do SBT, seguindo um padrão semelhante ao visto nos Estados Unidos, com cuidados de superprodução e espaço bastante generoso, simula estarem em um andar alto de um prédio, com vários edifícios ao fundo, com a bancada para o apresentador e um sofá para o convidado.

A iluminação faz simulação da noite com estofados em madeira e tons amarelo e marrom no fundo azul, gerando um ambiente descontraído, parecido com um bar. Os enquadramentos da câmera geralmente trabalham com o plano aberto, principalmente quando o convidado vai cantar, também é utilizado o plano médio, focando apenas Danilo e o entrevistado e o primeiro plano, quando o entrevistado vai falar.

A trilha sonora fica por conta da banda Ultraje a Rigor e os comentários inteligentes são cortesia do vocalista Roger Moreira, que é requisitado no quadro O Homem do QI 200 toda vez que surge algum imprevisto. Contudo, a abertura e as vinhetas são computadorizadas. A atração tem como patrocinador a fabricante de carros Fiat, além de merchans, como os da Claro, Old Spice e do Walmart.

Os entrevistados são pessoas de relevância na mídia, como músicos, artistas, políticos, celebridades nacionais e internacionais. Dessa forma, procuramos escolher aleatoriamente três programas para traçarmos uma análise descritiva sobre a entrevista. O primeiro programa foi veiculado pela emissora no dia 14 de março de 2014 e contou com a participação da jornalista Rachel Sheherazade, conhecida na mídia por seus comentários polêmicos acerca da política e economia nacionais.

Não houve nenhuma mudança estrutural no programa, nem no cenário, nem em sua exibição, Gentili trajava terno, como sempre faz para apresentar o programa e a jornalista foi vestindo um vestido preto. Sheherazade era então funcionária do SBT, apresentado o telejornal SBT Brasil, conhecida por suas opiniões fortes e polêmicas, mostrou um lado mais descontraído. Fã de rock, principalmente da banda Iron Maiden, a âncora do SBT Brasil cantou o hit Nós Vamos Invadir Sua Praia com a banda Ultraje a Rigor.

"Quando é que eu poderia imaginar que eu cantaria com o Roger?", disse Rachel, surpresa. "Quando eu era criança, queria ser roqueria. Queria ter o cabelo do Bruce Dickinson (vocalista do Iron Maiden). Eu era uma menina quietinha, caladinha, não falava nada", relembrou. Todavia, a jornalista reafirmou sua posição quanto à polêmica envolvendo um menor infrator que foi preso a um poste no Rio de Janeiro por um grupo de justiceiros. Por conta de sua opinião expressa no SBT Brasil, lançando a campanha "Adote um bandido", a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB/RJ) fez uma representação contra a jornalista junto ao Ministério Público Federal por apologia ao crime.

O segundo programa analisado foi veiculado no dia 07 de abril de 2016 e teve a participação de Tammy Miranda e sua namorada Andressa. Tammy é conhecido por ser filho da cantora Gretchen e, após muitos anos sendo dançarina da mãe, se assumir um homem transexual. Neste dia também não houve mudança na estrutura de exibição do programa, bem como no cenário.

No programa, o casal contou a Danilo Gentili como se conheceu. O apresentador organizou um casamento de brincadeira para o casal no palco da atração. O evento simulou um casamento em Las Vegas. No entanto, para ganharem a festa, eles precisaram participar do Jogo do Casal, um quiz com perguntas como: Qual é o apelido carinhoso do casal? Thammy também falou sobre sua transição de gênero. Ele ainda comentou suas desavenças com o deputado Marco Feliciano: "A gente vai conversar em outro lugar que não é a televisão. Vai ser eu, ele e um juiz".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (112.9 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com