TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Literária: A Cartomante, Machado de Assis

Por:   •  25/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  661 Palavras (3 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 3

De acordo com o livro sobre análise da literatura estudado, cujo existem passos a serem seguidos para uma análise literária ao menos razoável. O texto escolhido é A Cartomante de Machado de Assis, o qual se trata de um triângulo amoroso. A história começa numa sexta-feira de novembro de 1869. Rita, angustiada com a sua situação amorosa, resolve consultar, as escondidas, uma cartomante. Apaixonada pelo amante Camilo, amigo de infância do marido, Rita teme pela situação dos dois enamorados. Camilo zomba da atitude da amante porque não acredita em nenhuma superstição.

Rita, Vilela e Camilo eram bastante próximos, especialmente após a morte da mãe de Camilo. Rita e o marido viviam em Botafogo e, quando conseguia escapar da casa, ia encontrar o amante as ocultas na Rua dos Barbonos. 

Camilo se sentiu seduzido por Rita e, fato é, que se instalou um triângulo amoroso. O problema surge quando Camilo recebe cartas anônimas de alguém que revela conhecer a relação extraconjugal. Camilo, sem saber como reagir, se afasta de Vilela, que estranha o desaparecimento súbito do amigo. Desesperado após receber um bilhete de Vilela convocando-o para um encontro em sua casa, Camilo recupera as antigas crenças herdadas da mãe e vai, assim como Rita, em busca da cartomante. Após a consulta se acalma e vai, tranquilo, encontrar o amigo, crente que o caso não havia sido descoberto. A reviravolta do conto se dá no último parágrafo: o final do casal de amantes é trágico. Ao adentrar na casa de Vilela, Camilo se depara com Rita assassinada. Por fim, toma dois tiros do amigo de infância, também caindo morto no chão.  

Os pontos principais do texto, está na época datada. O Enredo em que naquela época já ocorriam situações que hoje se parecem comum, o que chama atenção é como se eram resolvidos os problemas, como vilela acabou matando os dois sem que ninguém se desse conta ou se importasse. O conto é narrado em terceira pessoa, o que permite ao leitor saber de tudo o que está acontecendo, como se fizesse parte da história. Ele usa de muitas metáforas para expressar os sentimentos humanos, não o distinguindo apenas com uma palavra, mas deixando com que o leitor imagine ou sinta o que as metáforas que ele usa são ou significam.

A cartomante é um personagem muito importante na história, pois mostra como a mentira tem consequências. O autor além de mostrar a sua descrença nas cartomantes, pois o que ela fala acontece ao contrário, também aponta o fato de que as mentiras e traições não ficam impunes. Não tem um final feliz, é trágico e chocante. O autor não quis mostrar uma linda história de amor, mas sim uma história real, humana, que acontece a todo momento, isso que nos traz para dentro da história, fazendo com que imaginemos como seria se fosse um daqueles personagens, já que todos estamos sujeitos a viver um triângulo amoroso como o de Ritinha, Camilo e Vilela. Nem sempre os finais são felizes, principalmente quando a base é um relacionamento em cima de mentiras e traições. A história acontece no presente com lembranças do passado, para situar o leitor de como aconteceu o envolvimento de Rita e Camilo, com base que a história passe na mente do leitor e ele entenda o final e o decorrer do enredo.

De certa forma, há um enredo psicológico, o narrador expõe os personagens, os medos de Rita em relação aos sentimentos de Camilo, a forma como ela o enlaça em uma trama sensual, neste momento o narrador convence que Rita é persistente e a mais culpada da traição e Camilo pouco menos culpado, pois não conseguiu resistir às investidas dela. Ele sente muito medo do amigo descobrir e matá-los. Vilela que desconfia dos dois e quer se vingar.

Por fim, creio que, Machado trabalha intertextos, citando Shakespeare, no início do livro e quando a personagem Rita diz para Camilo, que desacredita da cartomante, que há muitas coisas misteriosas e verdadeiras no mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (43.7 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com