TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do Conto A cartomante de Machado de Assis

Por:   •  5/9/2015  •  Resenha  •  319 Palavras (2 Páginas)  •  18.639 Visualizações

Página 1 de 2

1. Resumo do Conto

A Cartomante

Este conto fala sobre um triângulo amoroso vivido por Camilo, Rita e Vilela. Vilela e Camilo eram amigos de infância. Rita era casada com Vilela. O adultério inicia-se logo após a morte da mãe de Camilo. Vilela e Rita se mostraram grandes amigos do mesmo. Enquanto Vilela cuidou do enterro, dos sufrágios e do inventário, Rita tratou do coração de Camilo. Rita e Camilo foram se aproximando cada vez mais. Gostavam de passar horas juntos, passear, ir ao teatro, liam os mesmos livros, jogavam dama e xadrez às noites.

Rita acaba seduzindo Camilo, que tenta negar seus desejos, mas cai facilmente nos gracejos da mulher. Certo dia, Camilo recebe uma carta anônima, a qual deixa claro que os amantes haviam sido descobertos. Camilo resolve então se afastar de Rita. Desconfiada e medrosa, Rita resolve visitar a cartomante para saber a causa do afastamento de Camilo. Os dois se reencontraram depois e Rita contou a ele sobre a cartomante. Ele riu, zombou dela, pois não acreditava nessas coisas.

O jovem Camilo recebe uma carta do seu amigo Vilela. Este pedia para que ele fosse urgentemente encontrá-lo na sua casa. Camilo se apavora e teme que seu amigo tenha descoberto a traição, mesmo assim resolve ir até lá. Porém, quando estava a caminho da casa de Vilela, uma carroça o faz parar em frente a casa da cartomante, a quem Rita consultara uma vez. Camilo resolve consultá-la também. A cartomante disse-lhe que nada de ruim iria acontecer, falou do amor entre eles e o tranquilizou.

Chegando à casa de Vilela, Camilo entrou, subiu os degraus e mal teve tempo de bater, a porta se abriu e apareceu Vilela. Ele estava irreconhecível, transtornado. Camilo percebe o corpo da amante no chão, morta e ensangüentada. Sem reação, o jovem Camilo é morto pelo próprio amigo que apenas o esperava para se vingar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (36.3 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com