TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Poética

Por:   •  16/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  761 Palavras (4 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 4

ANÁLISE POÉTICA












São Paulo, 2013
ETEC DE VILA FORMOSA
ENSINO MÉDIO




INGRIDY GABIATTI 
LETÍCIA GAVA
NATALIA ALVES
STEPHANIE CAROLINE
TAÍS DE JESUS



ANÁLISE POÉTICA



Trabalho apresentado a ETEC de Vila Formosa como requisito parcial de critério avaliativo da disciplina de Língua Portuguesa Literária. Orientador: Prof.° Anderson Buzato





São Paulo, 2013
ANÁLISE POÉTICA


RESUMO

Esse breve artigo apresenta características a respeito da primeira fase do modernismo que Carlos Drummond de Andrade expressa em um poema fatos que geralmente acontecem ao longo do nosso caminho. O autor ficou marcado na literatura brasileira por conta do poema “No meio do caminho”, mostrando ao mundo que poemas não precisam necessariamente falar de amor.

Palavras-chave: Modernismo. Carlos Drummond de Andrade.

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

O Modernismo iniciou entre 1922 a 1930 e teve início com o marco da Semana de Arte Moderna em fevereiro 1922, no Teatro Municipal de São Paulo e pretendia fazer com que a população, de modo geral, tomasse consciência da realidade brasileira. Foi considerado um movimento não só artístico como também político e social, já que se opunha à política totalitária da época, bem como da contradição social entre osproletários e imigrantes e as oligarquias. A Semana de Arte Moderna trouxe um rompimento, uma destruição das estruturas clássicas, acadêmicas, harmônicas, e por esse motivo tem caráter anárquico e destruidor. 
O período de 1922 a 1930 é o mais radical do movimento modernista, justamente em consequência da necessidade de definições e do rompimento com todas as estruturas do passado. Daí o caráter anárquico dessa primeira fase e seu forte sentido destruidor, assim definido por Mário de Andrade da seguinte forma:
"(...) se alastrou pelo Brasil o espírito destruidor do movimento modernista. Isto é, o seu sentido verdadeiramente específico. Porque, embora lançando inúmeros processos e ideias novas, o movimento modernista foi essencialmente destruidor. (...)”.
Portanto, o artigo a seguir tem como objetivo apresentar uma análise de um poema publicado no período da primeira fase do modernismo, apresentando suas características e o modo de pensar do autor.
MODERNISMO

A primeira fase do Modernismo foi chamada de “fase da destruição”, já que é totalmente contraditória ao parnasianismo ou simbolismo das décadas anteriores. O poema a seguir se encaixa na primeira fase, a qual se caracterizou pelas tentativas de solidificação do movimento renovador e pela divulgação de obras e ideias modernistas, pois o autor tinha como objetivo produzir algo diferente. Observe: 
No meio docaminho 
Carlos Drummond de Andrade
No meio do caminho tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
tinha uma pedra
no meio do caminho tinha uma pedra.
Nunca me esquecerei desse acontecimento
na vida de minhas retinas tão fatigadas.
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
no meio do caminho tinha uma pedra.

Este poema é o que se pode chamar de poema-escândalo, pois ao ser publicado pela primeira vez na modernista Revista de Antropofagia, em 1928, provocou muitas críticas na imprensa. Os críticos simplesmente menosprezavam o autor dos versos e diziam que aquilo não era poesia, eles se sentiam provocados pelas repetições do poema e pelo "tinha uma pedra" em lugar de "havia uma pedra". 
O autor visa colocar em palavras, acontecimentos decorrentes do nosso cotidiano, situações difíceis, momentos ruins. Usando a pedra como exemplo, como se ela fosse algum obstáculo. 
Dado como insignificante, pelo próprio autor, o poema teve grande repercussão, sendo considerado hoje como um marco da primeira fase do modernismo. Em busca da diferença, e intensa vontade de “fugir” da afirmação de que poemas possuem somente caráter romântico, o poema serve até hoje para dividir, no Brasil, as pessoas em duas categorias mentais. 
Apesar de Drummond nunca ter esclarecido quais seriam essas “duas categorias mentais”, énítido o impacto do poema diante da opinião pública da época, que se sentiu obrigada a parar diante daquela pedra no meio do caminho e expressar seu posicionamento com relação a ela – ou favorável, como se mantiveram os modernistas e simpatizantes, ou radicalmente contra, como a maioria da crítica literária conservadora da época. Aliás, até hoje, a pedra drummondiana permanece impassível e desafiadora, na sua mudez, a fomentar questões, estudos e paixões nos caminhos dos admiradores e estudiosos da obra do poeta.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Em virtude das pesquisas realizadas em torno do tema, é nítida a importância do Movimento Antropofágico (que foi uma manifestação artística brasileira da década de 1920) para a literatura nacional. Essa corrente representou uma atitude grandiosa e inovadora para as letras e a cultura brasileira pela atitude de repensar e transformar a questão da importância cultural do Brasil. Carlos Drummond de Andrade, juntamente a outras figuras do modernismo, foram capazes de reinventar nossa literatura por meio da ideia de deglutir a cultura do outro, e remodelá-la segundo conforme o cenário brasileiro. 


REFERÊNCIAS
http://lazer.hsw.uol.com.br/drummond1.htm
http://www.brasilescola.com/literatura/o-modernismo-no-brasil.htm
http://www.mundoeducacao.com/literatura/modernismoprimeira-fase-literaria.htm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (38.3 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com