TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise da Música " Índio do Brasil"

Por:   •  8/3/2016  •  Dissertação  •  447 Palavras (2 Páginas)  •  4.087 Visualizações

Página 1 de 2

INDIO DO BRASIL

Sou igara nessas águas
Sou a seiva dessas matas
E o ruflar das asas de um beija-flor
Eu vivia em plena harmonia com a natureza
Mas um triste dia o kariwa invasor
No meu solo sagrado pisou
Desbotando o verde das florestas
Garimpando o leito desses rios
Já são cinco séculos de exploração
Mas a resistência ainda pulsa no meu coração
Na cerâmica Marajoara, no remo Sateré
Na plumária ka'apor, na pintura kadiwéu
No muiraquitã da icamiaba
Na zarabatana Makú, no arco Mundurukú
No manto Tupinambá, na flecha kamayurá
Na oração Dessana...
Canta índio do Brasil
Canta índio do Brasil
Anauê nhandeva, anauê hei, hei, hei!
"Dos filhos deste solo és mãe gentil pátri amada Brasil".

ANÁLISE

       A musica define o papel do índio, e a sua importância na nossa cultura nos 3 primeiros versos. Sou igara nessas águas Sou a seiva dessas matas E o ruflar das asas de um beija-flor”. Percebemos que no quarto verso ele faz referencias aos colonizadores, chamando os de invasores, nesse momento identificamos a visão do índio, a qual ele aponta o colonizador como um intruso “Eu vivia em plena harmonia com a natureza, Mas um triste dia o kariwa invasor,No meu solo sagrado pisou, Desbotando o verde das florestas, Garimpando o leito desses rios, Já são cinco séculos de exploração, Mas a resistência ainda pulsa no meu coração” esse trecho está ligada a carta de pero Vaz de caminha, pois ele se refere a chegada dos colonizadores, na verdade é um desabafo que o índio faz,  nele podemos perceber características da carta de achamento do Brasil,nela pero Vaz de caminha deixa claro a inocência dos índio, seu bom caráter e a beleza do ambiente. Na musica há um verso que diz: “No meu solo sagrado pisou, Desbotando o verde das florestas, Garimpando o leito desses rios, Já são cinco séculos de exploração”. Ele deixa claro que antes da chegada deles tínhamos uma terra pura e uma cultura própria. Mas depois foi tudo explorado, como Pero Vaz de caminha deixou bem claro em sua carta, essa sempre foi à intenção dos colonizadores. Na musica ele cita o garimpos, mostrando que depois de um tempo, eles encontraram o que tanto desejava o ouro “Garimpando o leito desses rios”, o índio deixa claro que vai resistir a tanta exploração, como resistiu a muitas coisas, como por exemplo, ver seu povo ser praticamente extinto.

Os demais versos são referencias a cultura indígena, suas crenças e seus costumes. Esses versos  faz-nos  refletir, lembrar de tudo que foi escrito na carta de achamento do Brasil, pensar que tudo poderia ter sido diferente se o Brasil não tivesse sido colonizado.

Através dessa musica percebemos que os portugueses, conseguiram atingir seus objetivos, explorar a terra desconhecida, o Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (90.2 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com