TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do Nível Fundamental e Narrativo da Propaganda do Golf

Por:   •  21/2/2021  •  Trabalho acadêmico  •  696 Palavras (3 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 3

Análise do nível fundamental e narrativo da propaganda do Golf.

A propaganda se apresenta com a imagem do carro diminuída e em seu fundo uma imagem que podemos deduzir ser do couro que reveste o interior do carro. E traz o seguinte texto por cima do fundo de couro “Se sua namorada não dava no couro agora ela vai dar”.

Iniciando a análise pelo nível fundamental da construção do significado podemos considerar que existe uma oposição de sexualidade entre masculino e feminino, pois entendendo que o verbo “dar” se referi a relação sexual desejada pelo homem, sexo masculino, com sua namorada, sexo feminino, dentro do carro, local de desejo do homem e de repulsa da mulher.

Sexualidade

Masculino -------------------------------------- Feminino

X

Não feminino--------------------------------------- Não masculino

Sexualidade

Feminino esta em contrariedade com o masculino, pois o desejo do homem é contrario do da mulher, e o desejo da mulher é impeditivo ao do homem.

O masculino co o não masculino representa uma contradição no desejo do homem expresso pela na contradição entre o feminino e o não feminino.

É a partir dessa contradição que inicia o processo de transformação dos valores expressos por essas oposições.

Aqui o masculino é tomado como elemento eufórico do texto pois são os valores masculinos que pretendem ser alcançados na propaganda. E o Feminino e tomado como disfórico, pois dificulta a realização do desejo masculino e terá que ser transformado para que entre em conjunção com o masculino.

A oposição expressa no nível fundamental é realizada através do nível narrativo, que traz para nós a realização de transformação dos valores realizada pelo sujeito.

A propaganda traz para nós um produto o carro Golf, e tem como intenção convencer seu público a comprá-lo, Para tal ela vai utilizar de um discurso machista referente a aquisição de automóveis pelo público masculino.

Ela coloca como objetivo primordial para seu público a realização de um desejo masculino (assim assumido pelo publicitário) de fazer sexo dentro do carro, objeto de afirmação da masculinidade. Porém esse desejo masculino seria contrário ao feminino impossibilitando o alcance dessa sanção. Para que tal objetivo seja concluído e necessário uma transformação do consumidor, a qual ele realizará através da compra do Golf com bancos de couro.

Em um nível narrativo, podemos dizer que o publicitário se utiliza da manipulação por tentação, pois mostra para o consumidor o que ele poderia fazer se tivesse um Golf com bancos de couro. A competência cobrada do consumidor para que realize sua sanção, é ser ou poder ser portador de um Golf com bancos de couro, isso garante o poder fazer do sujeito e a propaganda esta dando a informação do o objeto mágico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (30.7 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com