TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do Picturebook The Owl and the Pussy-cat

Por:   •  9/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.133 Palavras (9 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 9

Análise do Picturebook

The Owl and the Pussy-cat

Universidade de aveiro

Gilberto Santiago

        The Owl and the Pussy-cat é um picturebook ilustrado por Victoria Ball e criado a partir de um poema do escritor Edward Lear (1812-1889) primeiramente publicado em 1871 no seu livro Nonsense Songs, Stories, Botany, and Alphabets, o qual, segundo um questionário realizado em 2014  para o dia Nacional da poesia, foi votado como o mais popular poema infantil, à frente do Twinkle, Twinkle Little Star e do Humpty Dumpy.

        Neste picturebook temos parallel storytelling, uma relação de congruência, simetria, complementaridade  entre as ilustrações e o que o texto expressa.

        Tratando-se de um poema, o texto já é por si bastante imagístico, facilitando a ilustração e promovendo a descodificação visual .

        Como estamos perante a ilustração de um poema infantil, quanto maior for a capacidade de decifrar o texto mais rica será a ilustração e a experiência do leitor em decifrar as camadas de significados, ou seja tanto será frutífero para a criança como para o adulto, ainda mais se tivermos em conta o epitexto da história de vida do autor, ele mesmo um viajante que transpõe para estes poemas uma utopia de felicidade, através da união romântica, por ele nunca alcançada, na qual os elementos vitais serão a musica, a dança e a partilha de comida.

        No site da própria editora este picturebook está classificado como uma obra de nível quatro, destinado a fortalecer a capacidade de leitura. Esta classificação é destinada a obras até 750 palavras, com narrativas desenvolvidas e uma estrutura e vocabulário já algo descritivos.

        O texto neste picturebook é lírico, harmonioso, com uma cadência agradável e humorística a nível de rima e métrica, característico do estilo nonsence. Usa muitas repetições como nas páginas 5 e 6 (What a beautiful pussy you are), contém palavras inventadas como 'runcible' e 'Bong-tree', e na sua maioria usa um léxico de fácil compreensão  relacionado com romantismo, viagem e uma espécie de aventura harmoniosa.

        O enredo é acerca um(a) Owl e um(a) pussycat que se amam e vão em viagem num barco cor verde-ervilha com um pote de mel, uma guitarra e muito dinheiro, numa aventura romântica onde aparecerá a sugestão de casamento, o qual terá o problema de não ter data marcada, local ou sequer aliança.

        As várias secções do picturebook mostra várias facetas de amor, com canto da Owl e o som da sua guitarra, com a Pussy-cat a retribuir palavras de agrado, com a planificação do casamento, com a longa viagem num ambiente sereno, com paciência mútua e espírito de companheirismo. O enredo progride então para um sítio com Bong-trees (ilustrado de forma exótica), e outros animais que representam o espírito da entreajuda e harmonia entre diferentes espécies. Após casarem vão jantar e depois vão dançar à beira mar à luz da lua.

        O picturebook fala sobre a relação entre animais de espécies diferentes, com caraterísticas antropomórficas e sem género diferenciado pelo autor.

        A relação entre o(a) Owl e o(a) Pussy-cat pode estar relacionada com a idealização utópica de Edward Lear em relação à intimidade romântica que sempre procurara em sua vida, em vão. Uma informação curiosa recolhida através de epitextos, é a de quee o autor desenvolvera em sua vida uma paixão pelo seu amigo Franklin Lushington, nunca recíproca, e nunca resolvida. A utopia romântica deste enredo, que em nome do amor ultrapassa as barreiras das diferenças de género, espécie, poderá ser uma forma de escapismo do autor em relação à sua própria atribulação emotiva.

        

        Componentes peritextuais

        Front cover - A capa frontal apresenta já alguns elementos introdutórios ao tema do livro. A Owl e o Pussy-cat estão num barco no meio do oceano, num céu estrelado, indicando a temática de viagem e de romantismo. A Owl toca guitarra, vê-se o pote de mel e o Pussy-cat de face rosada, revelando alguns dos temas recorrentes no picturebook, como a música, a comida e o companheirismo "doce" e harmonioso. Nesta ilustração a artista decidiu usar um laçarote no Pussy-cat e desenha a personagem com traços femininos, já a Owl usa uma gravata borboleta típica dos cavalheiros da era do poeta. Portanto há já uma distinção do género das personagens, algo que Edward Lear não faz no poema.

        Também é visível a dimensão dos personagens, são arredondados e normalmente numa proporção maior que os outros elementos da ilustração, e isto é um mecanismo usado para realçar tanto a importância das personagens, como para reforçar o intimismo a importância do presente e dos momentos partilhados por ambos, reforçando também a relação de afinidade que a criança ou adulto tem para com elas.

 

        A fonte do título - Usa um estilo semelhante à fonte Holiday Springs BTN mas com nuances de caligrafia manual.  A letra "O" faz lembrar partes do símbolo musical usado na indicação da clave de sol. O título está inserido na vela do barco e iluminado por uma lanterna para reforçar o ambiente romântico.

        The back cover - É uma ilustração que reforça o tema da capa frontal, e adiciona a informação do companheirismo da Owl e do Pussy-cat pois estão abraçados. A ilustração mostra apenas pote de mel  atrás deles para reforçar o imagem de um momento doce entre ambos.  

        

        O picturebook contém 24 páginas, 22 das quais são usadas na narrativa. Uma página  tem o título do picturebook, o nome do poeta e da ilustradora, e a página antes da back cover é a copyright page com várias informações técnicas sobre o picturebook e uma pequena ilustração (igual à da back cover).

        As página 2 e 3 contém uma ilustração dupla que mostra o cais de onde a Owl e o Pussy-cat partiram, a ilustradora desenha também casas rusticas, típicas de sítios associados ao romantismo como Veneza. A Ilustradora escolher retratar a partida para o mar através de uma distância intermédia ao cais.

        As páginas 4 e 5 apresentam o tema da música, mostrando a Owl como uma espécie de trovador, e o(a) Pussy-cat relaxado(a) e sorridente para que o leitor se aperceba da reciprocidade da intenção romântica. Todas estas secções no mar apresentam imagens muito unificadas, com todos os elementos bastante distintos, apresentando uma noite  estrelada que se pode colorir com a imaginação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (125 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com