TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do poema "Você Brasil", de Jorge Barbosa

Por:   •  3/12/2016  •  Ensaio  •  329 Palavras (2 Páginas)  •  2.215 Visualizações

Página 1 de 2

Cerca de 95% dos habitantes de Cabo Verde são cristãos, tal como o Brasil, que possui, em sua maioria (mais de 86%), a predominância da religião cristã, católicos sobretudo. Apesar do perfil religioso em vigência, diversos aspectos das religiões de matrizes africanas estão intrinsecamente ligados às raízes folclóricas brasileiras, em seus mitos, danças, culinária, músicas, festivais etc.

A proposta da poesia modernista era a de romper com as normas da tradição literária e alcançar novas formas de expressão. Criou-se, portanto, uma Poesia dotada de coloquialismo, de marginalidade, uma Poesia cujo interesse está focalizado em desvendar, em trazer à tona os problemas sociais, políticos e econômicos, uma Poesia engajada sobretudo em alcançar os menos cultos.

O cateretê é uma dança rural brasileira conhecida desde eras remotas. Seu o nome é tupi a dança apresenta características indígena.

 A música brasileira tem como sua maior influência a música africana, trazida pelos escravos, com seus ritmos frenéticos e instrumentos rudimentares. Referência à multietnicidade e à multiculturalidade, existentes nas sociedades brasileiras e cabo-verdianas, e oriundas das mesclas afro-europeias, formaram um novo povo, que se confraterniza por meio da música e das danças, entre outros aspectos, e se celebra na literatura de Jorge Barbosa.

O primeiro ritmo musical originalmente brasileiro foi o maxixe, formado a partir de uma mistura entre o "lundu" (este termo significa umbigada e é uma espécie de samba muito sensual praticado nas rodas dos escravos) e a "modinha" portuguesa (composição suave, geralmente romântica, tocada na viola e dançada em salões).

José Osório de Oliveira afirma, na revista Claridade, em março de 1936:

Os caboverdeanos precisavam dum exemplo que a literatura de Portugal não lhes podia dar, mas que o Brasil lhes forneceu. As afinidades existentes entre Cabo Verde e os estados do Nordeste do Brasil predispunham os caboverdeanos para compreender, sentir e amar a nova literatura Brasileira. Encontrando exemplos a seguir na poesia e nos romances modernos do Brasil, sentindo-se apoiados na análise do seu caso, pelos novos ensaístas Brasileiros, os caboverdeanos descobriram o seu caminho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (54.9 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com