TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arte e Recreação

Por:   •  10/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.532 Palavras (15 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 15

Arte , Criatividade e  Recreação

INTRODUÇÂO

A Arte é capacidade ou atividade humana de criações plásticas ou musicais, ela se manifesta através de movimentos visuais e táteis, tais como: o desenho, a pintura, a escultura...

Segundo o Dicionário Cegalha 2005, a Arte tem como significado ampliar o talento, e a criatividade na vivencia da consecução  de uma obra que impressiona pela sua forma.

Ela  pode nos auxiliar ajudando até a compreender o estado de espirito de algumas pessoas, uma vez que expressam os seus sentimentos através de diversas linguagens artísticas ,como: a musica, a dança, o teatro e as artes visuais.

A Artes algumas vezes chega a ser não compreendida por alguns alunos, que questionam apreender o por que determinados conteúdos , como cores, figuras geométricas técnicas de pinturas dentre outros. “A Arte pode contribuir de maneira significativa para a formação ser Humano”.

Através desta ATPS iremos ver detalhadamente o papel da Arte na educação, e seus benefícios no cotidiano da vida escolar, um estudo simples e exemplificado sobre a importância da arte na nossa vida, principalmente nos primeiros anos de vida familiar e vida escolar, qual o papel da escola, e do educador para ensinar a Arte e seus benefícios, e o que ela nos proporciona.

Relato das memorias escolares relacionadas as praticas artísticas:

  • Relato da Aluna: Alyne de Almeida Brandão:

Comecei a estudar aos 4 anos de idade, muitas coisas que ocorreram na minha vida escolar ainda estão gravadas em minha memoria, quando eu estudava a 5º serie, com 8 anos de idade, na minha época a aula de artes e chamada de educação artística, e ali sempre tinha uma professora de artes, com um vasto conteúdo que trazia consigo, livros, apostilas e revistas, para que a professora ensinasse aos alunos sobre artes, e para que tanto os alunos quanto eu pudéssemos aprender  sobre a matéria.

Aprendi sobre as cores , cores primarias e cores secundárias, aprendi muito com isso, pois estas aulas sempre chamavam a atenção, geralmente era ao ar livre, aonde serviam de inspiração para uma pintura normal com lápis de cor em nossos cadernos de desenhos, ou ate mesmos em telas que depois utilizaríamos como quadros, usando uma infinidade de tidas, e purpurina, no mínimo duas vezes ao mês.

Aprendemos sobre esculturas e arquitetos e pintores famosos, como Leonardo da Vince, e outros, aprendemos sobre expressões , fazíamos nas provas os tipos de expressões , aprendemos sobre os jogos das sombras nos desenhos. Chegando até a ter algumas aluas de artesanatos, como os pontos básicos do crochê.  

[pic 1]

  • Relato da Aluna: Fleykiana  Paes Landin:  Nos meus tempos de escola tinha aula de Educação Artísticas, onde a professora nos apresentava o material, depois entregava a cada aluno, e dai tínhamos que usar a criatividade, para assim fazermos a nossa arte.

A minha primeira arte foi fazer um chapéu de palha, arranjo de flores e flores. No final, fiquei muito feliz com o meu resultado tirei nota dez, pois nunca tinha feito “artes”, em minha vida, as aulas de educação artísticas eram sempre muito divertidas, pois sempre realizávamos coisas diferentes .

Minha professora era muito pensativa e bastante criativa, sempre nos deixando a vontade para desenvolvermos o nosso lado artístico e criativo, sempre elogiava, mesmo não estando um trabalho perfeito, as vezes ate dava algum palpite, mais sempre sem interferir em nossas criações.

  • Relato da Aluna: Jucinara
  • Quando eu estudava a 6º serie me recordo que a professora ensina a mim e aos demais alunos, vários trabalhos envolvendo artes e artesanato, utilizávamos madeiras e objetos de barro, como vasos, estatuas e etc. Com palitos de picolé que são feitos de madeiras, fazíamos porta lápis, porta retratos, e ate alguns  quadros  para colocarmos na parede.

Já na 7º serie utilizamos muita sucata, usávamos garrafas se plásticos para produzir porta lápis, latas de sardinhas para confeccionar carrinhos, tampinhas de refrigerante e papelão para confeccionar as damas e o tabuleiro.

E já na 8º serie cheguei ate a confeccionar peças de teatro, dentro da sala de aula, com os temas, sitio do pica pau amarelo, branca de neve e os sete anões, dentre outras...

[pic 2]

  • Relato da Aluna: Leidiane Carreiro

Quando criança aprendi a representar desenhos que a professora nos entregava utilizando a nossa criatividade, ela nos entregava os desenhos, em seguida o material para enfeitar o desenho, material esse que variava a cada aula, lápis de cor, giz de cera, jornal, recortes de revistas, feijões, grãos de milho ou de arroz, palitos de fósforos, todo o material era sempre utilizado para despertar o nosso lado Artísitico e prazer em realizarmos aquelas atividades.

Meus tempos de educação artística na escola foram muito bons, sempre me recordo das coisa boas, sempre estimulavam o nosso prazer e a nossa criatividade.

As aulas de artes eram sempre uma vez por semana, sempre ficávamos esperando ansiosos por este dia, momento de lazer, descontração e aprendizado.

  • Relato da Aluna: Maria de Jesus

Nos meus tempos de escola, as aulas de educação artística, ou artes, eram as melhores, pois eram os momentos de descontração, recreação e artesanatos. Tive uma professora que me chamava muita atenção, com seu cuidado com alunos, e com o interesse de sempre despertar o lado criativo de cada um de nos alunos.

Entre tantas que aulas que tivemos, a que mais me chamava a atenção , despertava o interesse e a curiosidade, eram as aulas aonde usávamos papel, de todos os tipos, jornais e ate revistas, papel crepom, cartolinas, dentre outros.

A professora nos ensinava a fazer dobraduras de papel, origamis , flores em papel crepom, flores em cartolinas, e eu ficava encantada com cada dobradura que eu confeccionava, lembro me que tivemos uma aula de dobradura que o tema era os animais, fiz um cachorro e um gato, e ate hoje tenho eles guardados, ficava feliz em ver que eu mesma ficava surpresa com minhas artes.

[pic 3]

Observando estes modelos vivenciados por cada um de nos integrantes deste grupo, foram de  grande importância e favorecem o desenvolvimento e a expressividade do desenvolvimento artístico de cada aluno, pois desenvolveram em cada um de nós  a capacidade de pensar , a parte intelectual , o modo de transmitir o pensamento , e cooperação provocando ao mesmo tempo o prazer e o divertimento.

A infância pode se dizer que e uma época magica, época de descobertas, aventuras e muita para as crianças, nesta fase e na educação infantil que eles terão os primeiros contatos  com as artes , cabe a nos educadores valorizar o desenvolvimento, a capacidade e a criatividade que cada um traz a sala de aula  e compreender a importância existente no ato de elas explorarem, pesquisarem e ate criarem novas coisas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)   pdf (200.7 Kb)   docx (97 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com