TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Sobre Metodologia

Por:   •  20/8/2019  •  Artigo  •  570 Palavras (3 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 3

Metodologia

Sabe-se que a persistência é uma força primordial do indivíduo, e é necessário trabalhar com essa força para evitar a frustação dos objetivos não atingidos ou a incerteza que a constante mudança de metas ou planos pode gerar. É a qualidade que dá consistência ao caráter, a virtude que caminha de mãos dadas com muitas conquistas. A persistência é capaz de estabelecer uma ponte entre nossa mente consciente e a subconsciente, e quando isso acontece temos uma ponte direta rumo ao sucesso. Também contam outras variáveis, como a inteligência na hora de dirigir esta vontade. Sendo assim, o projeto em andamento consegue adaptar vários jogos e atividades para serem trabalhadas com o estudante de ensino médio que está em processo de preparação para o vestibular. O tema Como trabalhar emocionalmente a persistência (coragem) com os alunos do ensino médio na preparação durante o período de vestibular, tem como objetivo agir diante de um desafio significativo repetidamente, tomando todas as ações necessárias para que o objetivo ou meta individual do aluno seja alcançado.

O normal em nossas vidas é que os objetivos não sejam cumpridos na primeira tentativa, já que sempre encontramos caminhos cheios de obstáculosÀ medida que vamos desenvolvendo nossa persistência, encontramos soluções alternativas e vemos cada obstáculo como uma experiência, mudamos de perspectiva e ganhamos a possibilidade de aprender com a situação. Da mesma forma, acontece com os alunos que estão em processo de preparação para o vestibular, em que, muitos acabam fazendo as provas de vestibulares e não conseguem passar na primeira oportunidade. Entretanto, os problemas que enfrentamos, nos oferecem oportunidades para o crescimento pessoal. Eles nos motivam a adquirir recursos e habilidades como meios para encontrar uma solução. Muitas vezes também são eles os que nos tiram de nossa zona de conforto e nos definem desafios inevitáveis. Assim, para enfrentar estas situações, é importante interpretar os problemas como uma oportunidade, e não como um problema. Os estilos de enfrentamento mais adequados são aqueles que nos mantêm ativos, ajudando-nos a definir as causas do problema e identificando sobre quais delas podemos agir para solucioná-lo.

Para isso, é necessário transformar-se no tipo de pessoa que educa sua vontade para seguir a decisão consciente de persistir, de continuar por mais diversas e variadas que forem as tentações que surgirem. Assim, sempre encontraremos a maneira de seguir até conseguir alcançar nosso propósito. Portanto, é preciso transmitir aos alunos ferramentas para desenvolver o autocontrole e estimular a persistência, para assim, formar pessoas com vontades e desejos de melhorar.

Dessa forma, alguns jogos podem despertar a persistência dos alunos, como o jogo clássico Jenga, que é um desafio ideal para colocar em prática a persistência dos alunos. Aprender a tirar as peças sem derrubar toda a torre é realmente difícil para muito deles. E é preciso esforço e concentração para conseguir fazer isso e, paralelamente, bolar estratégias para obrigar a outra pessoa a tirar a peça que vai derrubar a torre.

Outra maneira de despertar a persistência, é exibir alguma história conhecida, como por exemplo, A era do gelo, em que há um esquilo, onde em todas as edições desse filme, o esquilo percorre o mundo lutando contra o vento e a correnteza para guardar sua noz num local seguro.

Por fim, também é possível ensinar os alunos outros hábitos saudáveis que contribuem para estimular a persistência. Por exemplo, estabelecer metas realistas, dividi-las em etapas e, não menos importante, recompensar-se por cada conquista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (48.9 Kb)   docx (291.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com