TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA ARTIGO: Metodologias Pedagógicas Ativas

Por:   •  30/9/2020  •  Resenha  •  587 Palavras (3 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO DO ARTIGO

Metodologias Pedagógicas Ativas na Educação em Saúde

Maria Nizete Tavares Alves1; Miguel Marx2; Martha Maria Macedo Bezerra3; José Marcondes Macêdo Landim4;

1 - Professora Assistente da Universidade Regional do Cariri - URCA. Curso de Enfermagem. Enfermeira da Secretária de Saúde de Juazeiro do Norte. Doutoranda em Ciências da Saúde na Faculdade de Medicina do ABC; 2 Médico Perito Federal, Servidor da Universidade Federal do Cariri, Médico do Trabalho do Hospital Regional do Cariri, mestrado em terapia intensiva. E-mail: miguel.marx@ufca.edu.br; 3 Mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Ceará. Pedagoga pela Universidade Regional do Cariri, Especialização em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Ceará, Especialização em Políticas Públicas pela Universidade Regional do Cariri, Especialização em Saúde Mental e Psiquiatria pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú. Atualmente, cursa o Doutorado em Saúde Coletiva pela Faculdade de Medicina do ABC. Professora concursada da Secretaria de Educação do Estado do Ceará e Professora da Rede Municipal de Juazeiro do Norte, CE. E-mail: marthamacedo2016@gmail.com 4 Mestre em Planejamento e Políticas Públicas pela UECE. Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Regional do Cariri, Especialista em Botânica, pela URCA, Gestão Escolar pela UDESC e Educação de Jovens e Adultos pela FJN. Ex-secretário Municipal de Educação da Prefeitura Municipal de Barbalha (2006 a 2008). Atualmente é Professor Assistente e Diretor Geral da Faculdade de Juazeiro do Norte, Presidente do Conselho Municipal de Educação de Juazeiro do Norte e Professor rede pública Estadual do Ceará.

Id on Line Rev. Psic. V.10, N. 33. Supl. 2. Janeiro2017 - ISSN 1981-1179 Edição eletrônica em http://idonline.emnuvens.com.br/id

ALVES, M.N.T,; MARX, M.; BEZERRA, M.M.M.; LANDIM, J.M.M. Metodologias Pedagógicas Ativas na Educação em Saúde. Id on Line Revista Multidisciplinar e de Psicologia, Janeiro de 2017, vol.10, n.33, Supl 2. p. 112-125. ISSN: 1981-1179.

Em virtude das indagações e falas durante o encontro resolvi aprofundar mais ainda no conceito de metodologias ativas, ferramentas e estratégias e gostei muito deste artigo, primeiro por contemplar o objetivo da pesquisa, segundo por ser um estudo realizado por Cearenses.

Alguns descritos dos autores no artigo sob minha percepção:

Metodologias ativas são estratégias tendo o educando como protagonista e o Professor como facilitador no processo ensino aprendizagem

Problematização: estratégia utilizada em algumas situações;        

Arco de Charles Maguerez é uma estratégia educacional possível para o desenvolvimento da problematização;

As metodologias ativas são ferramentas didáticas inovadoras na formação de um profissional crítico-reflexivo. Até porque são estes mesmos profissionais que darão continuidade a ações semelhantes na sua realidade. Para isso, faz-se necessárias capacitações docentes continuadas, no exercício da prática reflexiva, de forma a que sejam capazes de estimular no aluno o exercício das perguntas de partida. Tais procedimentos possibilitam a imersão consciente dos alunos na experiência coletiva, carregada de valores, conotações simbólicas, afetos e interesses sociais e políticos. Nesta situação, o professor precisa assumir sua posição como facilitador no processo de aprendizagem do aluno, de forma a possibilitar no aluno uma atitude investigativa perante o mundo. A prática pedagógica deve levar em conta que os alunos possuem grande potencial criativo e realizador, contribuindo para que, como profissionais possam atuar de forma mais consciente e humana. As metodologias ativas oportunizam o resgate da valorizando do seu contexto e das características individuais, elementos com os quais o profissional de saúde precisa aprender a lidar no cotidiano laboral. As experiências vivenciadas pelas metodologias ativas, aqui demonstradas as características da problematização, representam uma proposta pedagógica de grande significado e que, certamente possibilitará aos alunos e docentes, repensar e reorganizar suas próprias práticas pedagógicas e, modos de ver suas realidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (58.8 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com