TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Competências Profissionais, Educação Inclusiva, Avaliação e Currículo

Por:   •  4/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.060 Palavras (9 Páginas)  •  13 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

POLO: TABOÃO DA SERRA - SP

CURSO: PEDAGOGIA

Disciplinas norteadoras:  Competências profissionais, Educação Inclusiva, Avaliação e currículo, Multimeios aplicados à educação.

Ana Alice Mariana dos Anjos                 RA: 5993430425

Aline Almeida dos Santos                         RA: 6017463443

Amanda de Arruda Morais Souza         RA: 2278872281

DESAFIO PROFISSIONAL

Tutor (a): Mara Lúcia Pereira

TABOÃO DA SERRA / SP

29/05/2018


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO............................................................................................3

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA..................................................................4

PLANO DE TRABALHO DOCENTE..........................................................6

CONSIDERAÇÕES FINAIS........................................................................12

        


INTRODUÇÃO        

Com a geração Z nascida e criada em um mundo dominado pela tecnologia, despertar o conhecimento e o interesse dos alunos no desenvolvimento das práticas de leitura e escrita, deve incluir por parte do educando, conhecimento, habilidade e atitude de forma atraente, para que se desenvolva criatividade e criticidade no pensar e agir, com auxílio de recursos tecnológicos, de acordo com a realidade social do educando para que a aprendizagem seja significativa.

A ideia do projeto surgiu com a necessidade de trabalhar e estimular a leitura e a escrita, diante disso, podemos trazer a tecnologia de forma fácil, para dentro da sala de aula com o auxílio do Código QR (do inglês Quick Response). Para desenvolver a leitura trabalharemos com a poesia e letras musicais as quais os alunos mais se identifiquem. Para a escrita, aplicativos destinados à fase de alfabetização, para que seja aprimorado e estimulado habilidades motoras, visuais, espaciais e auditivas.

O objetivo é a capacidade dos educandos se formarem por meio da leitura e escrita, cidadãos éticos e solidários, que fortaleçam uma sociedade mais inclusiva, democrática, próspera e sustentável.

Sendo assim, este plano de trabalho, justifica-se pela necessidade de estarmos revertendo os dados que nos foram apresentados pelo diagnóstico desenvolvido na escola. Ele visa desenvolver atividades que promovam uma maior aprendizagem na alfabetização e no letramento de maneira a facilitar a compreensão de forma lúdica e significativa.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

        A concepção de alfabetização contemporânea vence o tradicionalismo, superando os limites da escrita mecânica e da mera repetição de sons, a qual a aprendizagem inicial da leitura e da escrita tinha como foco fazer o aluno chegar ao reconhecimento das palavras, uma vez que o processo de alfabetização, muitas vezes, foi sistematizado a partir da simples codificação das palavras.

Segundo Freire:

A educação que se impõe aos que verdadeiramente se comprometem com a libertação não pode fundar-se numa compreensão dos homens como seres “vazios” a quem o mundo “encha” de conteúdo; não pode basear-se numa consciência especializada, mecanicista mente compartimentada, mas nos homens como “corpos conscientes” e na consciência como consciência intencionada ao mundo. Não pode ser a do depósito de conteúdo, mas a da problematização dos homens em suas relações com o mundo. (FREIRE, 2004, p.67).

        Quando o assunto é leitura, logo se percebe o grande índice de resistência, principalmente pelos educandos no âmbito escolar, por ser uma tarefa que exige dedicação, esforço, vontade e acima de tudo persistência na busca do conhecimento. Ler não se restringe apenas a interpretação de letras ou palavras, mas a compreensão de seus significados, por tanto é por meio dela que deciframos o sentido das coisas que nos cercam, essa questão nos faz refletir sobre a formação de conceitos de leitura e as palavras que a designam, ao mesmo tempo que revela a complexidade das relações entre conceitos e palavras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (206.7 Kb)   docx (738.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com