TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Competências Profissionais, Educação Inclusiva, Avaliação e Currículo

Por:   •  4/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.060 Palavras (9 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

POLO: TABOÃO DA SERRA - SP

CURSO: PEDAGOGIA

Disciplinas norteadoras:  Competências profissionais, Educação Inclusiva, Avaliação e currículo, Multimeios aplicados à educação.

Ana Alice Mariana dos Anjos                 RA: 5993430425

Aline Almeida dos Santos                         RA: 6017463443

Amanda de Arruda Morais Souza         RA: 2278872281

DESAFIO PROFISSIONAL

Tutor (a): Mara Lúcia Pereira

TABOÃO DA SERRA / SP

29/05/2018


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO............................................................................................3

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA..................................................................4

PLANO DE TRABALHO DOCENTE..........................................................6

CONSIDERAÇÕES FINAIS........................................................................12

        


INTRODUÇÃO        

Com a geração Z nascida e criada em um mundo dominado pela tecnologia, despertar o conhecimento e o interesse dos alunos no desenvolvimento das práticas de leitura e escrita, deve incluir por parte do educando, conhecimento, habilidade e atitude de forma atraente, para que se desenvolva criatividade e criticidade no pensar e agir, com auxílio de recursos tecnológicos, de acordo com a realidade social do educando para que a aprendizagem seja significativa.

A ideia do projeto surgiu com a necessidade de trabalhar e estimular a leitura e a escrita, diante disso, podemos trazer a tecnologia de forma fácil, para dentro da sala de aula com o auxílio do Código QR (do inglês Quick Response). Para desenvolver a leitura trabalharemos com a poesia e letras musicais as quais os alunos mais se identifiquem. Para a escrita, aplicativos destinados à fase de alfabetização, para que seja aprimorado e estimulado habilidades motoras, visuais, espaciais e auditivas.

O objetivo é a capacidade dos educandos se formarem por meio da leitura e escrita, cidadãos éticos e solidários, que fortaleçam uma sociedade mais inclusiva, democrática, próspera e sustentável.

Sendo assim, este plano de trabalho, justifica-se pela necessidade de estarmos revertendo os dados que nos foram apresentados pelo diagnóstico desenvolvido na escola. Ele visa desenvolver atividades que promovam uma maior aprendizagem na alfabetização e no letramento de maneira a facilitar a compreensão de forma lúdica e significativa.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

        A concepção de alfabetização contemporânea vence o tradicionalismo, superando os limites da escrita mecânica e da mera repetição de sons, a qual a aprendizagem inicial da leitura e da escrita tinha como foco fazer o aluno chegar ao reconhecimento das palavras, uma vez que o processo de alfabetização, muitas vezes, foi sistematizado a partir da simples codificação das palavras.

Segundo Freire:

A educação que se impõe aos que verdadeiramente se comprometem com a libertação não pode fundar-se numa compreensão dos homens como seres “vazios” a quem o mundo “encha” de conteúdo; não pode basear-se numa consciência especializada, mecanicista mente compartimentada, mas nos homens como “corpos conscientes” e na consciência como consciência intencionada ao mundo. Não pode ser a do depósito de conteúdo, mas a da problematização dos homens em suas relações com o mundo. (FREIRE, 2004, p.67).

        Quando o assunto é leitura, logo se percebe o grande índice de resistência, principalmente pelos educandos no âmbito escolar, por ser uma tarefa que exige dedicação, esforço, vontade e acima de tudo persistência na busca do conhecimento. Ler não se restringe apenas a interpretação de letras ou palavras, mas a compreensão de seus significados, por tanto é por meio dela que deciframos o sentido das coisas que nos cercam, essa questão nos faz refletir sobre a formação de conceitos de leitura e as palavras que a designam, ao mesmo tempo que revela a complexidade das relações entre conceitos e palavras.

Para Vygotsky (1993:104)         

“ Uma palavra sem significado é um som vazio; o significado, portanto, é um critério da “palavra”, seu componente indispensável. ... do ponto de vista da psicologia, o significado poderia ser visto como uma generalização ou um conceito. E como as generalizações ou os conceitos são inegavelmente atos de pensamento, podemos considerar o significado como um fenômeno do pensamento. ”

Assim, educadores, é primordial ter em mente que é por meio dessa reflexão que enxergaremos nossas dificuldades perante a tecnologia, precisamos nos inovar e com força de vontade, nos cabe trazer juntamente com os educandos soluções, onde ambos aprendem e também ensinam.

Segundo Levy (199 9):  

O papel do professor passa a ser o de incentivar a aprendizagem e o   conhecimento, tornando -se um “animador da inteligência coletiva ” de seus alunos, em vez de ser um   mero   fornecedor   direto   de conhecimentos.  Sua prática deverá   estar centrada em acompanhar e gerir a aprendizagem, incitando a troca de saberes (LÉ V Y, 1999).  

        Visto que a tecnologia já está inserida   na   escola, seja   pelos aparelhos portados pelos alunos ou pelas mídias que os cercam, cabe ao professor aproveitar essa   tecnologia a seu  favor,  pois,  se  não  for  sua   a liada, poderá ser  uma  inimiga em sala de  aula, o  aluno  interage  com  os  objetos  de  conhecimento  de  maneira  mais rica. Cabe ao educador, como   mediador desse processo, apropriar -se definitivamente   destas ferramentas e mecanismos ,  que  são  as  NTIC   ( Novas Tecnologias  de  Informação  e  Comunicação),  para  que  o  alunos usufruam  diversidade   textual  contida  nas  telas,  ampliando  com  isso  suas  possibilidades de  escolhas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (206.7 Kb)   docx (738.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com