TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Fases Da Educação Especial No Brasil

Por:   •  18/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  354 Palavras (2 Páginas)  •  63 Visualizações

Página 1 de 2

Fases da história da Educação Especial no Brasil e no mundo

  • Negligência

Conhecida também como fase da exclusão total foi um momento histórico, onde, pela influência da sociedade greco-romana, a valorização da beleza e da perfeição era o que predominava. Somente aquelas pessoas que nasciam sem nenhuma deficiência, tidas como perfeitas, eram valorizadas, porém, as “imperfeitas” eram perseguidas, abandonadas ou até mesmo mortas.  Tempos depois, já na Idade Média, a deficiência passa a ser vista como algo sobrenatural; pessoas possuídas por demônios, nas quais, deveriam ser maltratadas, marginalizadas e vítimas da inquisição, porém outros já acreditavam que pessoas com alguma deficiência eram “filhas de Deus” (possuidoras de alma), passando então a ser acolhidas.

  • Institucionalização

Fase na qual aqueles que possuíam alguma deficiência passam a ser considerados portadores de uma doença, de algo contagioso, onde, eram segregados, pela sociedade. Porém, é nesse período que surgem as instituições especializadas, como por exemplo, os hospitais psiquiátricos que, agora já dispunha de um grande avanço na medicina, podendo propiciar um melhor atendimento a esse público.

  • Criação de serviços educacionais

No século XX, surgi a fase conhecida como fase da integração, onde, vem defender o direito da criança com deficiência ser inserida na sociedade e principalmente na rede regular de ensino. Nesse período são fundados alguns institutos que buscam demonstrar que, embora essas pessoas apresentassem características físicas distintas, elas teriam  condições de aprender. Podemos citar como exemplos de instituições, a APAE e a Pestalozzi, que foram precursoras e, hoje, encontramos milhares espalhadas por todo o Brasil.

  • Atualidade

Infelizmente, mesmo depois de tanto tempo, a educação Inclusiva continua sendo um desafio enorme na educação; caminhando a passos lentos. Mesmo com as leis criadas e com os avanços conquistados desde a Constituição Federal de 1988.  Há um déficit de profissionais especializados nesse campo, além da falta de metodologias realmente inclusivas e materiais que contribuam de forma eficaz com o aprendizado. Ademais, a educação inclusiva evolve também um processo de reestruturação social, onde não somente a escola esteja prepara para receber esse público, mas também a sociedade em geral, se conscientizando, e deixando o preconceito e a desinformação de lado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (44.1 Kb)   docx (196 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com