TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Vanguardas Europeias

Por:   •  27/8/2022  •  Relatório de pesquisa  •  551 Palavras (3 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 3

PLANO DE AULA

  1. Identificação

Disciplina: Língua Portuguesa

Ano/Série: 2º B do Ensino Médio

  1. Conteúdo da aula

O que são Vanguardas Europeias, quais os movimentos conhecidos que fizeram parte, contexto histórico e exemplos de obras destes movimentos.

  1. Objetivos

1 – Ensinar de forma dinâmica a importância desses movimentos.

2 – Apresentar obras realizadas desses movimentos listados.

3 – Compartilhar a evolução e o marco na história da arte.

  1. Síntese do assunto

Os principais conceitos surgiram da necessidade de apresentar dois momentos importantes na história da arte, sendo o Cubismo, que rompeu os padrões estéticos que predominavam no século XIX com obras representadas com figuras geométricas mas fugindo do perfeccionismo cobrado anteriormente para validação e o Modernismo, que foi muito importante para o Brasil para acabar com o tradicionalismo existentes nas obras, de forma com que houvesse uma liberação na estética, valorizasse o que estivesse sendo feito a partir de novas experimentações, movimento qual gerou movimentação para o Brasil no século XX, obras com alvo de crítica causaram revolta e até união de outros artistas a darem início a Semana da Arte Moderna.

Pablo Picasso estreou o movimento com sua obra Les demoiselles d’ Avignon em 1907, e também, tratando-se do Modernismo, o autor nacional com críticas não só a sociedade como à literatura, e com seus textos polêmicos passou a representar o Pré-Modernismo, o que antecedeu a Semana da Arte Moderna, com obras de destaques como Urupês, em 1918, uma obra nacional crítica e realista de costumes, crenças e tradições.

  1. Desenvolvimento da aula

Apresentar aos alunos o que são As Vanguardas Europeias, explicar seu contexto dentro da sociedade na época e porque surgiram movimentos e quais as necessidades de cada um deles.

Para participação e dinamismo da turma, leva-los à sala de informática para que possam fazer pesquisar apresentadas a partir de cada tema (movimento) selecionado.

Após a explicação feita pelo professor do objetivo das Vanguardas Europeias, estimular a pesquisa dos Movimentos através de um sorteio, onde cada aluno irá pesquisar o Movimento sorteado e explicar, dentro de um contexto histórico, o que foi o movimento para a época, qual sua importância, o que ele retratou e citar alguma obra referente ao movimento e autor.

A partir das pesquisas feitas de cada aluno referente a cada movimento, selecionar dentro de cada movimento um aluno para explicar o que foi o movimento, outro para falar da sua importância e outro para citar uma obra dele e até mesmo incentivar a leitura de um poema caso haja. Seguir com a dinâmica até que todos tenham apresentado etapas de seu movimento selecionado.

Ao final, entregar em uma folha a produção de cada aluno para correção do exercício, já que foi citado apenas partes de cada um durante a apresentação e o objetivo é saber o conteúdo num todo.

  1. Recursos tecnológicos

Para essa aula será necessário usar a sala de informática para que os alunos utilizem os computadores para pesquisa dos temas e das obras sorteadas entre eles, de modo que a dinâmica os incentive a pesquisar sobre o tema proposto em aula.

  1. Referências

O que são Vanguardas Europeias; Movimentos; Importâncias; Contexto histórico.

https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/artes/vanguardas-europeias

Cubismo – O que foi; Marco inicial; Obra apresentada; Início de um novo movimento artístico.

https://arteeartistas.com.br/les-demoiselles-davignon/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (53.4 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com