TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As questões linguísticas tem sido alvo de preocupações de diversos setores sociais

Por:   •  13/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.505 Palavras (23 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 23
  1. INTRODUÇÃO

     

     Atualmente, as questões linguísticas tem sido alvo de preocupações de diversos setores sociais. O acelerado e desordenado crescimento das cidades brasileiras trouxe um cenário de crescente degradação linguística, impondo a necessidade de uma reflexão profunda e do enfretamento de desafios para alterar as formas de relacionar aos problemas do ato de se comunicar.

     O fato de os deficientes auditivos do Estado do Espirito Santo estarem escassos faz com que as Escolas Públicas e Estaduais desempenhem papel primordial na socialização dos deficientes auditivos. A Associação dos Moradores do Interlagos, localizado na cidade de Linhares (Aproximadamente 200 km da capital de Vitória), essa Associação é composta de membros do local interlagos ,sendo considerada área estratégica a necessidade dos portadores.

     A decadência de estudo neste setor, situado na cidade de Linhares é preocupante. No entanto, a região precisa de mais colaboradores para assim melhor atender o público, o que demonstra a urgente necessidade de aplicar projetos que estimulem o desenvolvimento dos portadores de deficiência auditiva da população local.

    Em todo o território nacional a linguagem Libras (Língua Brasileira de Sinais), sofrem pressões das comunidades que ocupam o seu entorno, através de reclamações diversidades, postura, preconceitos etc. A forma mais efetiva de conscientizar um grupo de pessoas seria a participação e socialização. O objetivo promover a sociabilização de deficiente auditivo em uma sociedade não disposta, a qual se tem educadores não qualificados nesta área de ensino e ambiente inadequado para o entendimento necessário do aluno em estudo, relevando as maiores dificuldades dos professores e quais as influências no processo ensino - aprendizagem que se envolvem os pais. Segundo Quadros (1998, pg. 64), assim como as línguas faladas às línguas de sinais não são universais: cada país apresenta a sua própria língua. No caso do Brasil, tem - se a LIBRAS.

      Nesse contexto, torna-se evidente a necessidade de promover aos estudantes do ensino formal da cidade de Linhares, o desenvolvimento do pensamento amplo e da conscientização de Libras buscando ter um comportamento essencial das necessidades de outros.

      Assim sendo, propõe-se um questionamento para guiar este projeto de trabalho: de que forma seria possível aproveitar a associação, localizado nas proximidades de uma unidade escolar, para promover aos estudantes uma aprendizagem significativa os conteúdos das diversas disciplinas, além dos temas “Aprender a Ler e a Escrever”, ”Comunicação com Ouvintes” e ”Ética”.

       Nesse intuito, buscou-se elaborar um Projeto de Aproveitamento Pedagógico da Associação dos Moradores Interlagos, tendo em vista articular alguns temas do currículo escolar de diversas disciplinas (Língua Portuguesa. Educação Física e Matemática),e os temas transversais (Ética, Prática e Comunicação),de forma a facilitar a compreensão da realidade e unir saberes acadêmicos ao conhecimento experimental, pretendo, assim, desenvolver nos estudantes uma visão ampla e global. Consequentemente, pretende-se também possibilitar que os estudantes tornem-se protagonistas ativos que colaborem nas tomadas de decisões pessoais e coletivas, almejando aprendizado. O respeito, a união, a compreensão e igualdade social.

      Este projeto tem como foco os estudantes do Ensino fundamental da Escola Marília de Rezende Scarton Coutinho, situada no entorno da Associação dos Moradores.

      Optou-se pela utilização da Associação dos Moradores Interlagos para o desenvolvimento do projeto, principalmente por se tratar de uma entidade pública  permite aos estudantes o contato com pessoas, com uma área ampla  para atividades. Portanto, seria um local ideal para a promoção do ensino, não só de temas do conteúdo escolar de diversas disciplinas, como também de valores e conceitos relacionados à ética, linguística e comportamental.

      Para o desenvolvimento de projetos que envolvam a Educação Língua de Sinais a uma Associação é indispensável que sejam usados espaços adequados ao deficiente auditivo, pois essa introdução é fator mediato da comunicação. A motivação a esse procedimento educativo está juntamente em diversas propostas, como A Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação (MEC) .Hoje os deficientes auditivos contam também com seus direitos ,são protegidos pela Associação dos Deficientes Auditivos, Pais Amigos e Usuários de Implante Coclear (ADAP)

  1. OBJETIVOS

2.1  OBJETIVO GERAL

                 Promover a necessidade e a conscientização dos estudantes da Escola      Marília de Resende Scarton Coutinho as questões envolvendo os deficientes auditivos, a partir do desenvolvimento de atividades pedagógicas em um ambiente não escolar-Associação de Moradores Interlagos envolvendo especialmente as disciplinas Língua Portuguesa, Educação Física e Matemática e os temas transversais (Ética, Prática e Comunicação).Para tal, pretende-se mostrar que pequenos gestos comunicativos podem contribuir para a sociabilização do deficiente auditivo, transformando estudantes em colaboradores dos conhecimentos e valores pessoais e coletivo uns dos outros.    

           

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

-Aprender a ler e a escrever através do ato de se comunicar em sinais

-Praticar a introdução de textos e seus derivados

-Compreender  comportamento pessoal e profissional

-Oferecer aos alunos oportunidades para construção de competências profissionais, na perspectiva do mundo da produção e do trabalho, bem como do sistema educativo;

-Entender o mundo dos ouvintes através de seus gestos e comunicação linguísticos

-Compreender a importância de esportes e saúde no seu cotidiano

-Valorizar a língua usada

-Importar com a escrita com um ato adicional para sua comunicação, facilitando sua comunicação com ouvintes

-Ter consciência que é importante leitura no seu dia a dia

  1. DESENVOLVIMENTO

3.1 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

       A fim de mostrar e ampliar a Libras é fundamental implementar programas de Cursos Adicionais que transmitam conceitos e necessidades para os deficientes auditivos para as comunidades do entorno ou seja, arredores qual tamanha importância de Libras no cotidiano, portanto, adicionar as implicações vívidas de tal língua e ampliar ajudará muitos que não conseguem se comunicar com tais indivíduos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.9 Kb)   pdf (362.7 Kb)   docx (442.1 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com