TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Complementar - Resumo de Filme - Primo Basílio

Por:   •  22/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  462 Palavras (2 Páginas)  •  2.231 Visualizações

Página 1 de 2

                                                              [pic 1]

PRIMO BASÍLIO

Data de lançamento: 2007 (mundial)

Direção: Daniel Filho

Roteiro: Euclydes Marinho

Elenco: Débora Falabella, Fábio Assunção, Glória Pires, Reynaldo Gianecchini, Simone Spoladore, Laura Cardoso, Zezeh Barbosa, Nilton Bicudo e outros.

Primo Basílio é um filme brasileiro dirigido por Daniel Filho, roteiro escrito por Euclydes Marinho, baseado no romance O Primo Basílio, escrito pelo português Eça de Queirós em 1878.  A trama de adultério se passa em São Paulo, em 1958.

Luísa e Jorge são casados. Jorge, um engenheiro envolvido na construção de Brasília é chamado para a capital a trabalho e Luísa reencontra uma paixão de sua juventude, seu primo Basílio. Ela, que leva uma vida sem grandes emoções, está sozinha em casa, triste e entediada. Luísa recebe algumas visitas de Leonor, uma jovem casada que trai o marido e, com seu comportamento influencia um pouco o comportamento de Luísa. Basílio passa a visitá-la e ela, por conta da solidão que sente devido à falta do marido, a repreensão social e também pelas influências de Leonor, deixa-se conquistar por seu primo. Eles passam a se encontrar, trocar cartas e bilhetes de amor e se aventurarem em um caso amoroso que, apesar de secreto, não passa despercebido à Juliana, uma das empregadas, que encontra as cartas trocadas por eles e, de posse delas, passa a chantagear Luísa. Jorge retorna de Brasília e desconfia da relação entre Juliana e Luísa que passou, por medo, a proteger a empregada e fazer suas tarefas. Enquanto isso, Luísa tentou de várias formas conseguir a quantia imposta por sua empregada porém, não conseguindo o dinheiro, e prestes a Jorge descobrir a verdade, ela recorre ao amigo Sebastião, pedindo-lhe ajuda. Este acaba assassinando Juliana. Basílio já havia revelado que nunca a amou e que apenas a usou, sem que houvesse um sentimento. Uma carta amorosa de Basílio chega às mãos de Jorge e estraga todo o esforço de Luísa que já desgastada com tantos problemas acaba ficando muito doente e não resiste. Antes de sua morte seu marido perdoa-lhe, mostrando ter por ela um amor verdadeiro. Basílio retorna à casa de sua prima para procurá-la e descobre que ela morreu. Não demonstra nenhuma tristeza.

Este filme é uma adaptação bem modificada e que não corresponde fielmente à obra de Eça de Queirós, que se passa na Lisboa provinciana do século XIX. A principal característica da obra, assim como no filme, é a crítica social. Há várias semelhanças no enredo. Uma jovem romântica e ociosa, seu marido medíocre, o primo imoral e uma criada revoltada com sua situação. Obra original foi escrita na fase do Realismo / Naturalismo em Portugal (1865 a 1890). Uma das principais características desse período é a descrição de cenas do cotidiano, de forma objetiva e detalhada, bem diferente da fase romântica, com emoção à flor da pele.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (63.8 Kb)   docx (27.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com