TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Complementar - Resumo de Livro - Amor de Perdição

Por:   •  22/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  894 Palavras (4 Páginas)  •  607 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

AMOR DE PERDIÇÃO

Data de lançamento: 12 de novembro de 1978 (Portugal)

Duração: 4h 21min

Direção: Manoel de Oliveira

Elenco: Antônio Sequeira Lopes, Cristina Hauser, Elsa Wallencamp, Antônio Costa, Joao César Monteiro, Manuela de Freitas, Ruy Furtado

Gênero: Drama / Romance

Nacionalidade: Portugal

Amor de Perdição é um filme português. Trata-se de uma adaptação literal do romance de Camilo Castelo Branco.  O romance conta a história do amor proibido entre o jovem Simão Botelho e a jovem Teresa de Albuquerque e se passa no século XIX.

Um homem humilde chamado Domingos José Botelho conquistou o coração de uma jovem da nobreza chamada Dona Rita Castelo Branco. Eles se casaram e foram morar em Viseu onde Domingos foi nomeado corregedor. Eles tiveram cinco filhos, Manuel, o mais velho, Simão, que era agressivo e falava palavras de baixo calão, Maria, a mais velha entre as meninas, Ana, que era delicada e vaidosa e Rita, a caçula e predileta de Simão.

Simão foi estudar e morar em Coimbra com seu irmão Manuel, mas como era muito encrenqueiro, voltou a morar em Viseu com seus pais. Da janela de seu quarto Simão conheceu a vizinha, Teresa de Albuquerque. Na época os dois tinham aproximadamente 15 anos, se conheceram, se apaixonaram e começaram a namorar através das janelas de seus quartos. Eles se falavam todos os dias.

O amor tinha tudo para dar certo, não fosse uma briga entre as famílias Botelho e Albuquerque por motivos jurídicos. O amor deles era discreto, falaram-se por aproximadamente três meses sem que ninguém descobrisse. Após conhecer Teresa, Simão mudou completamente seu jeito rebelde e revoltado de ser, voltou a estudar em Coimbra e prometeu a ela voltar e casar-se com ela.

Quando as famílias descobriram, proibiram de imediato o romance entre os dois. Tadeu, pai de Teresa, a prometeu em casamento para seu sobrinho Baltazar, um jovem possessivo e interesseiro. Ela, decidida e com personalidade forte, recusou. Disse preferir o convento a casar-se com alguém a quem não ama. Simão retornou a Viseu e pediu ajuda a João da Cruz, um ferreiro a quem o pai de Simão ajudou muito, para continuar se comunicando com Teresa. João imediatamente lhe ofereceu sua casa e sua ajuda. A filha de João, Mariana, uma jovem doce, meiga e muito romântica, apaixonou-se por Simão, mas não deixou transparecer e em nenhum momento atrapalhou o romance de Simão e Teresa, pelo contrário, Mariana ajudou-o em tudo que pode, inclusive nas cartas secretas que ele trocava com Teresa, que a esta altura já havia sido mandada por seu pai a um convento.

Uma das cartas que Teresa escreveu do convento para Simão foi parar nas mãos do pai dela, que pediu sua transferência para um convento em Porto. Na despedida, Simão apareceu para capturar Teresa, ele e Baltazar começaram uma briga e Simão matou Baltazar. Simão foi condenado a prisão pelo assassinato. Mariana ia visita-lo sempre e novamente ajudou-o a comunicar-se com sua amada Teresa através de cartas, pois agora ambos estavam em Porto. Simão foi julgado e condenado à forca e a única coisa que seu pai pode fazer para ajudá-lo foi trocar a pena de morte por um exílio de dez anos na Índia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (59.4 Kb)   docx (19.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com