TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Complementar Resumo do Filme: O Nome da Rosa.

Por:   •  8/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  354 Palavras (2 Páginas)  •  5.844 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo do filme: O nome da Rosa.

[pic 1]

       O filme narra a historia de terríveis eventos (assassinatos) em um mosteiro no norte da Itália, no ano de 1327 D.C, no século XIV. Mostra com perfeição as principais características desse século, sendo marcante a educação.

Os filhos dos nobres recebem a educação ( cultura bem- estar )  com os religiosos, que são os letrados. Aos pobres sobram restos, misérias e torturas, e o pouco que possuem “doam” á igreja, reservando assim seu lugar no céu.

A influencia da igreja é tamanha, pois ela é o centro de tudo. É o tempo da inquisição. Existem vários tipos de ordens religiosas, mas, destacam-se duas: Beneditinas e Franciscanas.

      A ordem Beneditina é contra o riso e a qualquer característica de alegria....”um monge não deve falar sobre seu pensamento, sorrir, falar em risos....” “....na sabedoria há tristeza....” “.....sem temor não pode haver fé....”.

    Na ordem Franciscana o riso é infalível, já que seu precursor São Francisco de Assis era alegre e espontâneo, entram assim em choque.

      Diante dessa controvérsia, destaca-se a importância negativa ou positiva dos livros, que ressaltam a comedia e a duvida, são escritos em grego ( Aristóteles é o principal), precisando assim de tradutores. “....A duvida é a inimiga da fé...”.

      Enquanto que, para os Franciscanos a importância desses livros é tamanha, pois além de serem questionadores, valorizam  a vida.

    Sem duvida, é um filme muito inteligente e enigmático, faz o espectador pensar e o prende até o fim, onde se desvendam os mistérios. Retrata com perfeição, ou seja, o teocentrismo; a educação voltada para os nobres e religiosos, a riqueza acumulada pela igreja, através de sua manipulação, a inquisição que tinha como objetivo a investigação, mas é deturpada pelos próprios religiosos, resultando em mortes e torturas desvairadas.

    Portanto, é um riquíssimo material para ser explorado em sala de aula, do magistério a universidade.

Fonte: Internet

Site:  https://www.youtube.com/watch?v=0pkxwsNat4Y

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (376 Kb)   docx (321.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com