TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Licenciatura UNOPAR

Ensaios: Atividade Licenciatura UNOPAR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  873 Palavras (4 Páginas)  •  841 Visualizações

Página 1 de 4

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

história licenciatura

luanda carla moura

produção textual interdiscilplinar individual

Projeto Politico Pedagógico

Breves-Pa

2013

luanda carla moura

produção textual interdisciplinar individual

Projeto Politico Pedagógico

Trabalho apresentado ao Curso história da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Organização do trabalho pedagógico, Filosofia da Educação e pensamento pedagógico, Psicologia da Educação e da Aprendizagem e Seminário da Pratica II

Prof. Carlos Eduardo Gonçalves, Rosely Montagnini, Márcia Bastos, Sandra Rampazzo, Raquel Franco.

Breves - Pa

2013

INTRODUÇÃO

O enfoque principal deste texto é apresentar uma reflexão da importância do projeto politico pedagógico, um documento fundamental para o bom andamento das atividades escolares, quando elaborado e bem articulado pelos envolvidos com a instituição poderá melhorar as ações, a avaliação e as práticas de sala de aula, com este documento burocratico, revelador, organizador do trabalho pedagogico, envolve uma politica educacional na escola com uma suma importância na busca de qualidade deensino e cumprir metas na instituição escolar.

A participação do professor na construção coletiva do PPP,entendido como um instrumento que organiza e consolida o trabalho pedagógico (ensino, pesquisa e extensão) na instituição de ensino superior,onde o PPP estabelece os principios, as diretrizes e as finalidades das ações pedagógicas. Porém, Na LDB de 1996, no artigo 13, inciso I e artigo 14, também inciso I, abordam a participação do docente na elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino, ou seja, uma maior autonomia e envolvimento deste profissional na construção do PPP.

.

DESENVOLVIMENTO

A escola é um lugar de concepção, realização e avaliação de seu projeto educativo, uma vez que necessita organizar seu trabalho pedagógico com base em seus alunos.Nessa perpectativa, é fundamental que ela assuma suas responsabilidades, mas para que isso ocorra, é preciso que elabore o PPP, que é a junção de propostas de ações concretas que será executada durante determinado periodo de tempo. A escola sendo um espaço de formação de cidadões conscientes, responsavéis e críticos, que atuarão individual e coletivamente na sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir, tendo o papel de definir e organizar as atividades e os projetoseducativos necessários ao processo de ensino aprendizagem.

A construção do PPP deve ser realizada com a interação entre os objetivos e prioridades estabelecidas pela coletividade por meio da gestão escolar, que estabelece através de reflexão, as ações necessárias á construção de uma nova realidade, e sobre tudo um trabalho que exige comprometimento de todos os envolvidos no processo educativo, professores, equipe técnica, alunos, pais, funcionários da escola e a comunidade como um todo, visando uma aprendizagem qualitativa.

Conforme afirma Veiga (2001, p.12) “Ao construirmos os projetos de nossas escolas, planejamos com a intenção de fazer, de realizar. Lançamo-nos para adiante, com base no que temos, buscamos o possivel”. Ele não deve ser entendido como um documento que após sua construção seja arquivada ou encaminhado as autoridades, núcleos de educação para cumprir as tarefas burocráticas, pois envolve os indivíduos presentes no processo educativo escolar, de modo que subsidia a organização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com