TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade de Linguística

Por:   •  20/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  883 Palavras (4 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 4

RGM: 063.3097      PÓLO: Bela Vista MS

Não copie nada da Rede , nem dos textos, nem de seus colegas e , antes, leia  o quadro de avisos , todos os recados lá postados, PRINCIPAL E OBRIGATORIAMENTE  LEIA OS ARQUIVOS INTITULADOS: CRITÉRIOS AVALIATIVOS PARA ELABORAR TEXTOS I e II.

Alerto que qualquer cópia detectada em qualquer exercício, toda atividade será zerada e não apenas o exercício em que foi encontrada a cópia.

Para responder as atividades vá para além das aulas disponibilizadas na plataforma, consulte Arquivos, Links ,Referências, Periódicos, assista aos vídeos e , ainda , pesquise na Rede e em livros físicos ,pois no curso superior devemos ler, pesquisar, compreender , analisar e só então após  essas ações é que estaremos preparados para respondermos as atividades solicitadas.

1-Escreva  um texto reflexivo(de sua autoria ), a partir das pesquisas que você desenvolverá ,que não ultrapasse as 18 linhas, expondo o que entendeu sobre a “Virada pragmática” e em que medida a pragmática e a sociolinguística se interpenetram.

                                              A virada pragmática e sociolinguística

O primeiro registro do termo pragmatismo ocorreu em 1898 e é adotada por diversos pensadores da linguagem,  estuda primeiramente o uso da linguagem, partindo-se dos estudos de Saussure que defende a língua,  a virada pragmática no século XX revolucionou a linguística que foi da preocupação da estrutura para o uso que fazem a língua, a pragmática serve para a separação de nível de língua como fonológia, sintática e semântica.

A pragmática trabalha com enunciados construídos e se concentra no estudo dos processos de inferência pelos quais compreendemos o que está implícito, já a sociolinguística estuda a comunicação linguística na complexidade de seus contextos, a sociolinguística mantém o foco como a sociedade reage sobre a língua, de como a sociedade lida com a variedade.

2-Comente, sob a forma de um texto explicativo as ideias acerca de linguagem, língua e fala e, ainda, sobre os elementos internos e externos da língua, de acordo com Saussure.

A língua é um sistema de signos distintos correspondentes a ideias distintas se trata especificamente de um código verbal e consiste num conjunto específico de códigos e palavras de um determinado grupo, já a fala é sempre individual é a forma como um indivíduo se comunica oralmente fazendo uso da linguagem verbal.

A Linguística interna, as coisas se passam de modo diferente, ela não admite uma disposição qualquer, tem por objeto a língua, é interno toda mudança que resulta em alteração de um sistema dedica-se unicamente a mudanças na estrutura de uma língua observando o funcionamento do sistema linguístico.

A Linguística Externa ao contrário da interna  tem como objetivo estudar os elementos exteriores ao sistema, em outras palavras, a fala e as marcas que o falante imprime na língua, na linguística externa a língua é examinada em sua relação com fenômenos sociais, culturais etc.

3- A definição de língua para Noam Chomsky é a mesma defendida por Saussure? Justifique sua resposta.

Saussure definiu a língua como um sistema de valores que se opõem uns aos outros,

para Saussure a língua é um sistema homogêneo um conjunto de signos exterior aos indivíduos que deve ser estudado separado da fala. Segundo Chomsky a língua é um sistema de princípios radicados na mente humana, em sua teoria gerativista afirma que os seres humanos apresentam uma predisposição genética.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (97.9 Kb)   docx (214.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com