TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades Genéricas Do Professor Pedagogo

Dissertações: Atividades Genéricas Do Professor Pedagogo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  1.166 Palavras (5 Páginas)  •  486 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1. COORDENAR A ELABORAÇÃO COLETIVA E ACOMPANHAR A EFETIVAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO E DO PLANO DE AÇÃO DA ESCOLA...................................................................................................................... 4

2.2. PARTICIPAR E INTERVIR, JUNTO À DIREÇÃO, DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO ESCOLAR NO SENTIDO DE REALIZAR A FUNÇÃO SOCIAL E A ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO ESCOLAR.................................... 4

2.3. ORIENTAR A COMUNIDADE ESCOLAR NA PROPOSIÇÃO E CONSTRUÇÃO DE UM PROCESSO PEDAGÓGICO NUMA PERSPECTIVA TRANSFORMADORA................................................................................................. 4

2.4. PROMOVER A CONSTRUÇÃO DE ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS DE SUPERAÇÃO DE TODAS AS FORMAS DE DISCRIMINAÇÃO, PRECONCEITO E EXCLUSÃO SOCIAL E DE AMPLIAÇÃO DO COMPROMISSO ÉTICO-POLÍTICO COM TODAS AS CATEGORIAS E CLASSES SOCIAIS............................................ 5

2.5. OBSERVAR OS PRECEITOS CONSTITUCIONAIS, A LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL EM VIGOR E O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, COMO FUNDAMENTOS DA PRÁTICA EDUCATIVA................................................ 5

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 6

REFERÊNCIAS 7

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo discutir, explicitar e compreender questões referentes às atividades genéricas do professor Pedagogo e algumas de suas atribuições nos campos de ensinos. As evidentes mudanças científico-tecnológicas, econômicas, políticas e culturais ocorridas no mundo contemporâneo têm influenciado direta e indiretamente a organização da sociedade que concretamente reflete em seus processos educacionais. Um dos fenômenos mais significativos desse processo é a ampliação do conceito de educação e a diversificação das atividades educativas, levando, por consequência, a uma diversificação da ação pedagógica na sociedade.

E é necessário fazer do espaço escolar o lugar onde as experiências coletivas sejam vivenciadas considerando as atitudes éticas adotadas pelo grupo como condições indispensáveis, capazes de promover mudanças significativas.

O compromisso do professor é grande, podendo contribuir para que a escola seja um lugar de crescimento e humanização. Assim, é importante primar pela sua atualização constante, buscando referências e apoios didáticos que servirão de subsídios para inovar sua prática docente; trabalhar coletivamente, priorizar espaço onde possa vivenciar e fazer troca de experiências, revisando sempre sua formação.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1. Coordenar a elaboração coletiva e acompanhar a efetivação do Projeto Político-Pedagógico e do plano de ação da escola.

Este permite que a Equipe Pedagógica encontre-se maximizada no processo educativo agindo em todos os espaços para a garantia da efetivação de um projeto de escola que cumpra com sua função política, pedagógica e social, tendo como um dos principais objetivos do Projeto construir uma escola democrática, desde professores, pais, representantes de alunos, funcionários e outros membros da comunidade escolar. A elaboração do Projeto Político Pedagógico não deve ser visto apenas como um instrumento burocrático para satisfazer uma exigência legal, mas também visa dar um novo significado à vida e à atuação da escola, na medida em que essa construção se dá a partir da necessidade de estruturar propostas que norteiem as práticas educacionais.

2.2. Participar e intervir, junto à direção, da organização do trabalho pedagógico escolar no sentido de realizar a função social e a especificidade da educação escolar.

A gestão democrática na escola se constitui em processo coletivo de decisões e ações, e consequentemente, possibilita recuperar o papel do diretor na liderança do processo educativo e não como peça exclusiva do mesmo. O pedagogo responde pela mediação, organização, integração e articulação do trabalho pedagógico. Organizar-se coletivamente exige rigor teórico-prático de quem organiza, decide, dirige, debate, discute a organização escolar.

2.3. Orientar a comunidade escolar na proposição e construção de um processo pedagógico numa perspectiva transformadora.

Constitui-se como trabalho do pedagogo, especificamente junto ao professor de cada disciplina, na condução do processo de transmissão-assimilação dos conteúdos. Assim, como a escola é a mediadora entre o conhecimento e a comunidade, o professor é o mediador entre o conhecimento e o aluno, sendo o pedagogo o mediador entre o método, as formas de condução do conhecimento e a prática docente. A educação, numa concepção transformadora, pressupõe tomar o aluno na sua totalidade, não em um momento reduzido como “aluno”, e isso implica em entendê-lo dentro de uma dinâmica social, onde as ações são determinadas.

2.4. Promover a construção de estratégias pedagógicas de superação de todas as formas de discriminação, preconceito e exclusão social e de ampliação do compromisso ético-político com todas as categorias e classes sociais.

Nos dias atuais os debates sobre a educação para a diversidade fazem-se cada vez mais intensos compreender o conceito de inclusão em seu sentido amplo significa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com