TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades de Latim

Por:   •  13/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  394 Palavras (2 Páginas)  •  1.852 Visualizações

Página 1 de 2

 

ATIVIDADE REFERENTE ÀS AULAS 01 E 02

A respeito da origem e formação da língua latina, julgue as alternativas verdadeiras (V) ou falsas (F). No caso de falsa, o erro deverá ser indicado e justificado no espaço pontilhado.

a. A estratégica posição de Roma, no coração do Lácio e de toda a península itálica, facilitou a consolidação da cidade como potência emergente, fazendo com que a língua latina se expandisse rapidamente com o status de língua dos dominadores.

(V) ........................................................................................................................

b. No processo de Romanização, quando o latim entra em contato com idiomas diversos, ele os influenciou e foi por eles influenciado, principalmente no léxico da variedade linguística denominada latim clássico, falada pela classe nobre e culta de Roma.

(F)

A influência se deu com o latim vulgar, falada pelo povo.

c. No latim, diferentemente do português, encontramos três gêneros: masculino, feminino e neutro. O gênero de um substantivo pode ser determinado de duas maneiras: pela significação da palavra - gênero natural, ou pela sua terminação - gênero gramatical.

(V) ........................................................................................................................

d. (...) De acordo com a Teoria do "Cacto Deitado", podemos, didaticamente, delimitar quatro fases na evolução da língua latina: na primeira, das origens, falava-se um latim arcaico que perdurou com os anciãos de Roma e morreu junto com eles. Na segunda fase, as diferenças entre as classes sociais delineiam duas normas linguísticas, o Sermo urbanus, a linguagem do estado social mais culto, e o Sermo plebeius, da massa popular inculta. A terceira fase se inicia, efetivamente, no ano de 240 a.C., quando surge o Sermo classicus ou literarius. Por volta de 14 d.C. temos o início da quarta fase. O Sermo classicus se divide pela temática em Sermo eclesiasticus (falado pela Igreja) e Sermo profanus (usado nos tratados de filosofia e medicina). O Sermo plebeius dá origem à língua portuguesa.

(V) ............................................................................................................................

Sobre a gramática da língua latina, responda: (1,0)

a. O que é "caso"? Quais são os "casos"?

“Caso” refere-se às diferentes formas que os nomes (substantivos, adjetivos e pronomes) assumem para desempenhar uma função sintática na frase através de desinências especiais.

Os casos são: Nominativo, Vocativo, Genitivo, Dativo, Ablativo e Acusativo

b. O que são "declinações"?

Um conjunto de flexões existente para cada “caso”. Cada declinação recebe por nome um número ordinal: primeira declinação, segunda declinação, terceira declinação, quarta declinação e quinta declinação. Todas as declinações possuem singular e plural, multiplicando doze flexões por cinco declinações, teremos sessenta terminações a serem decoradas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (72.6 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com