TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Latim - Atividade

Por:   •  31/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  664 Palavras (3 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 3

2.Os casos latinos são SEIS e cada um corresponde a uma função sintática da Língua Portuguesa. Com base nessa informação, diga quais são os casos latinos e a quais funções sintáticas correspondem em Língua Portuguesa.

Resposta:

A língua latina é um idioma sintético, isto é, que utiliza determinadas desinências a depender da função sintática que um termo desempenha na frase ou oração. No caso do latim, não se utiliza de artigos e tampouco são muito utilizados preposições e pronomes.

Para quem tem a língua portuguesa, idioma analítico, como materna, pode parecer complicado comunicar-se sem esses itens, pois nessa língua lusitana utiliza-se de tudo isso que o latim não se utiliza (preposições, artigos, pronomes, etc.) ao expressar as funções sintáticas de suas orações. Sendo assim, pode pairar a dúvida de como os falantes de latim faziam para sanar esse “problema”.

O latim, assim como muitas outras línguas sejam antigas ou modernas, se utiliza dos sistema de casos, ou seja, a depender da desinência utilizada, seja em substantivos, artigos, adjetivos, etc., será determinado a função sintática que o termo tem na oração.

No idioma latino tem seis casos, que são o nominativo, equivalente ao sujeito ou predicativo do sujeito em português (PT), o acusativo, equivalente ao objeto direto em PT, o dativo, equivalente ao objeto indireto em PT, o genitivo, equivalente ao adjunto adnominal possessivo ou quantificativo em PT, o vocativo, equivalente ao próprio vocativo em PT, ou seja, chamamento/invocação, e por fim ablativo, equivalente à voz passiva em PT. Desse modo, através das desinências podia-se em latim expressar-se igualmente como se faz em línguas românicas modernas, só que de uma maneira diferente.

3.Disserte sobre a evolução da língua latina diferenciando: Sermo urbanus, Sermo plebeius, Sermo profanus, Sermo litterarius e Sermo eclesiasticus.

Resposta:

O Latim, assim como acontece e acontecerá com todas as línguas, evoluiu com o passar do tempo distinguindo-se até tornar-se outro idioma, nesse caso outros idiomas, como as línguas romance modernas, conhecidas como português, espanhol, catalão, galego, francês, italiano, romeno, etc.

Da família linguística indo-europeia, ele era o antigo idioma falado na região do Lácio, Itália, onde se encontrava e ainda se encontra Roma. Pode-se dizer que o latim “começou”[ Diz-se “começar” por se tratar do primeiro documento em língua latina, porém sabe-se que o idioma já era falado, pois senão o mesmo não seria utilizado para a inscrição na fíbula prenestina. ] por volta de 600 A.E.C[ Preferiu-se utilizar os termos Antes da Era Comum (A.E.C) e Era Comum (E.C) para referir-se a medida de tempo de acordo com o já convencionado calendário gregoriano.], pois um broche/fivela datado dessa época, que é a Fíbula de Preneste[ Atualmente está exposto em um museu em Roma.], foi encontrado, onde levava uma inscrição em latim arcaico. Com o passar do tempo e com a expansão do império Romano, o latim também expandiu-se, assim como seu número de falantes. Por volta do século IV A.E.C. os distintos estratos sociais começam a intensificar-se originando os diferentes tipos de falares do latim: o sermo urbanus,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (33.4 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com