TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Gestão Publica

Casos: Atps Gestão Publica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2014  •  438 Palavras (2 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 2

Burocracia Estatal e na Administração Pública

Em uma das suas obras, Ludwig von Mises (economista e sociólogo austríaco) deu a entender que na burocracia estatal, não há apreço pela realidade. De um ponto de vista burocrático, um Estado grande e poderoso representa uma vantagem inquestionável. Contudo, segurança e confiabilidade na ação do Estado não necessariamente significam burocracia, que muitas vezes é sinônimo de falta de uniformidade nos procedimentos, lentidão no atendimento e exigências não previstas nos textos regulatórios.

Uma característica distintiva da administração pública burocrática é que há uma clara diferenciação entre o público e o privado, havendo separação entre o político e o administrador público.

Burocracia no Brasil

O sistema político em vigor no Brasil está intimamente ligado com o conceito de burocracia apresentado por Weber, tendo em conta que tem em vista uma sistema ideal para a regulamentação do Estado, como é previsto no sistema “legal-racional”. No Brasil, a burocracia muitas vezes faz com que muitos processos não sejam concluídos corretamente.

A burocratização, no contexto do estado brasileiro, está relacionada com importantes transformações na estrutura e a forma como a sociedade está organizada. A burocratização no Brasil originou a criação de novas funções e órgão de administração, e dessa forma o mecanismo público sofreu uma transformação muito rápida, tornando-se em um organismo de elevada complexidade. Contudo, o que talvez tenha sido conquistado em eficiência administrativa, tenha sido perdido a nível da eficácia política.

Burocracia é um conceito administrativo amplamente usado, caracterizado principalmente por um sistema hierárquico, com alta divisão de responsabilidade, onde seus membros executam invariavelmente regras e procedimentos padrões, como engrenagens de uma máquina.

Exemplo do uso da palavra Burocracia:

É também usado com sentido pejorativo, significando uma administração com muitas divisões, regras e procedimentos .

Podemos definir burocracia como um excesso de procedimentos que uma pessoa ou empresa deve tomar para obter algo. Geralmente, é resultado de uma falta de eficiência por parte dos órgãos governamentais. A burocracia dificulta a criação de empresas e o funcionamento da economia. Outro problema é que, num mercado internacional disputado, a burocracia brasileira torna o produto nacional mais caro e menos competitivo.

Frase Exemplo:

Para abrir uma empresa no Brasil existe uma burocracia exagerada.

Explicação da frase:

De fato, uma pessoa que decide abrir uma empresa no Brasil se depara com uma burocracia exagerada. São diversos formulários e documentos para preencher e apresentar, além do comparecimento em diversos órgãos governamentais. As taxas que devem ser pagas também dificultam o processo. Além de tudo isso, o tempo para se abrir uma empresa no Brasil é um dos mais demorados do mundo.

Palavras derivadas:

Burocrata (que trabalha em funções que exigem procedimentos burocráticos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com