TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps escola ou sistema educacional

Seminário: Atps escola ou sistema educacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2014  •  Seminário  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 2

Ao longo dos Anos a escola ou sistema de ensino tem tido seu papel determinado em função das necessidades dos grupos sociais ao qual está inserida. Quando capitalista liberal atende a necessidades de capacitação, formação e desenvolvimento da mão de obra, proporcionando cada vez mais profissionais flexíveis para atender um mercado em constate mudança. Por outro lado também tem o papel de transformação sociocultural, ou seja, por meio de uma parceria entre educadores, gestores, educandos e comunidade realizar uma educação básica e igualitária a todos, formando indivíduos críticos, autônomos e emancipados capazes de reprovar e agir contra qualquer forma de opressão, genocídio, violência, degradação ambiental etc.

Para que a escola desempenhe bem seu papel como meio de transformação cabe aos gestores, professores, pais e comunidade assumirem a responsabilidade pela construção da escola por meio do projeto político pedagógico (PPP) que visa atender os interesses da comunidade. Desta forma se faz possível compor os espaços e meios de participação, implantando uma gestão democrática onde os objetivos educacionais sejam alcançados e o desenvolvimento de conhecimentos, habilidade, atitudes e valores sejam os resultados adquiridos.

Com base nas exigências sociais, políticas e econômicas são formulados objetivos, currículo, formas de ensino, organização e gestão fazendo-se necessário a implantação de um currículo nacional de educação, sendo este currículo nacional sempre associado a uma questão de poder. Em paralelo ao aspecto político é preciso considera-lo também como um direto de cidadania, garantindo a todo cidadão uma formação básica comum a todas as crianças, jovens e adultos.

Nos últimos 30 anos o currículo nacional sofreu grandes mudanças, principalmente por influencia dos países ricos fazendo com que o sistema de ensino visasse o desenvolvimento das competências necessárias para atender a demanda do mercado. A implantação das Avaliações ou exames também geraram mudanças na realidade educacional causando uma inversão de valores, onde o currículo nacional deixou de ser a base para o ensino sendo substituído pelas avaliações. Neste processo de reforma educacional o Brasil a partir de 1990 trouxe uma proposta do banco Mundial para a gestão escolar chamado Plano de Desenvolvimento (PDE) que visava aumentar o desempenho escolar e auxiliar a equipe na tarefa de transformação de suas escolas em escolas eficazes e de qualidade por meio de financiamento de projetos elaborados pelas próprias unidades.

No entanto a construção da escola pública brasileira ainda é um processo inacabado devido à falta de investimentos na formação profissional de professores, péssimas remunerações como também de investimentos em infraestrutura, todos estes fatores afetaram negativamente a qualidade do ensino atual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com