TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BEOWULF

Tese: BEOWULF. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2014  •  Tese  •  398 Palavras (2 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO

Beowulf é uma obra que tem um protagonista que encarna todas as virtudes apreciadas na Idade Média (lealdade, coragem). O nome da obra é uma metáfora que tem sentido como ‘’urso’’. Possui 3 mil e 200 versos carregados de hipérbato ou seja seria a alteração na estrutura lógica da frase que não era comumente usado nos textos da época. Então esse novo estilo para muitos se devia a um estádio primitivo de criação poética.Porem, a obra Beowulf tem uma interelação textual com Eneida, dessa forma tal obra não é Barbara e sim erudita.

Então se pode dizer que o autor de Beowulf transformou uma antiga lenda germânica em uma epopeia, seguindo as normas sintáticas latinas, fazendo assim uma ‘’Eneida germânica’’ devido principalmente a linguagem indireta que se contrasta com os textos da época como ‘’ Fragmento heroico de Finnsburch’’ que utilizava uma linguagem direta.

O autor também se deparou com o problema de se encontrar no século VIII, sendo que a era pagã ainda estava muito viva, e levando em consideração que só se pode fazer de deuses pagãos sem preocupações no século XVII, fica claro que o autor não nomeou nenhum deus, nem Jesus, nem a virgem em sua obra. Porém aparecem dois conceitos que se contradizem: ‘’god’ que significa Deus e ‘’wyrd’’ que significa destino. O destino na mitologia germânica era uma potencia superior aos próprios deuses. E no decorrer da obra ambos os conceitos se entretecem e são usados indistintamente.

Um germanista chamado ‘’Kerr’’ criticou a obra dizendo se tratar de um argumento infantil, um conto para crianças por se tratar de uma historia de dragões e monstros. Porém, não se poderia omitir nenhum dos elementos da estória, pois quem conhecia a lenda esperava por esses elementos. Além do mais os monstros simbolizavam as forças do mal e eram levados muito a serio pelo publico.

O autor interessa-se por temas da vida social: feitos militares, hospitalidade, cortesia, presentes, jograis, pois a obra deveria agradar os anglo-saxões que viviam um tempo turbulento e violento.

Na obra tem-se como primeiro episodio a apresentação do rei mítico da Dinamarca cujo nome significa ‘’escudo da espiga’’e que remonta a lenda da origem de tal rei. E é importante ressaltar que naquela época um bom rei inspiraria terror, seria forte, lutador. E a obra também traz a morte desse rei, e assim o autor de Beowulf narra os ritos funerários dos povos germânicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com