TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aglomerado Beowulf

Pesquisas Acadêmicas: Aglomerado Beowulf. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/8/2013  •  357 Palavras (2 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 2

Beowulf é o nome de um projeto para aglomerados de computadores (ou Clusters) para computação paralela, usando computadores pessoais, não especializados e portanto mais baratos. O projeto foi criado por Donald Becker da NASA, e são utilizados em todo mundo, por exemplo no processamento de dados com finalidade científica e na renderizacão de filmes de animação 3D.Para entender o que é um Cluster Beowulf, é necessário primeiro entender o conceito de um Cluster. Cluster é um termo bastante utilizado para definir a utilização de dois ou mais computadores independentes, interligados via rede, que trabalham em conjunto trocando informações entre si em torno de uma única tarefa. Indo mais a fundo, ele pode ser definido como um conjunto de nós processadores que, interligados, comportam-se como um sistema distribuído. Existem dois tipos de clusters:

Alta Disponibilidade (HA- High Availability) - tem a finalidade de manter um determinado serviço de forma segura o maior tempo possível;

Alta Performance (HPC- High Performance Computing) - é uma configuração designada a prover grande poder computacional, maior que somente um único computador pudesse oferecer em capacidade de processamento.

É possível a utilização de clusters HA e HPC juntos, onde se resulta num cluster com características combinadas entre estes dois tipos de clusters.

Cluster Beowulf: O que é?[editar]

Cluster Beowulf são clusters de desempenho escaláveis, baseados numa infraestrutura de hardware comum, rede privada e software 'open source' (Linux). O 'hardware comum' pode ser qualquer tipo de computador, significando que não é necessário usar equipamentos próprios para cluster, bastando utilizar equipamentos comuns a redes tradicionais e PCs. Para Clusters Beowulf, existe um servidor responsável por controlar todo o cluster, principalmente quanto à distribuição de tarefas e processamento. Como utiliza computadores comuns, o desempenho pode melhorar de acordo com as máquinas (nós) que o desenvolvedor (Linux) acrescentar, uma vez que o processamento é feito paralelamente. Isso porque a tarefa a ser processada é separada em partes independentes, distribuídas nos vários nós que estão na estrutura do cluster, nos quais as informações são processadas pela máquina que é designada como servidor do sistema. Um cluster Beowulf é um cluster voltado para desempenho, normalmente utilizado para processamento científico, ou seja, processamento em larga escala.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com