TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Síntese Do Filme A Lenda De Beowulf

Trabalho Escolar: Síntese Do Filme A Lenda De Beowulf. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  962 Palavras (4 Páginas)  •  2.874 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO – UEMA

CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE CAXIAS – CESC

DEPARTAMENTO DE LETRAS

DISCIPLINA: FROM THE BEGNING UP TO THE CENTURY 17

PROFESSORA: ROSÂNGELA

ALUNO: SIDNY BRITO

Síntese do filme A Lenda de Beowulf

O filme A Lenda de Beowulf faz uma adaptação do poema épico Beowulf. Não se sabe ao certo quando o poema anglo-saxônico Beowulf foi composto, como foi criado, nem quando exatamente foi redigido na forma final. Mas foi preservado por mais de doze séculos, e sua importância literária, histórica e cultural era praticamente ignorada até a publicação de um magistral ensaio de J. R. R. Tolkien (conhecido pelo Senhor dos Anéis). O filme, narra a história de um homem valente e ágil, um herói que não tem grandes dificuldades em derrotar e matar o temível Grendel, logo é temido por seus inimigos e venerado por seus aliados. Através da história, a figura nobre e impressionante de Beowulf representa de maneira clara o ideal heroico anglo-saxônico de bravura, generosidade e coragem; nele, o fatalismo pagão ou o destino está harmonizado com as qualidades cristãs. Habituado a lutar contra monstros e criaturas bestiais, Beowulf não se intimida ao lutar contra o demônio Grendel, que ameaçava o reino de Hrothgar há doze anos, atual Dinamarca. Monstro poderoso, assassino e cruel, tão sensível a ruídos que não suportava o barulho das comemorações do reino, causando conflitos e mortes durante esses eventos.

No decorrer da história, notamos que Grendel é filho do rei Hrothgar e de um ser demoníaco semelhante a uma sereia, que possuía duas formas de se apresentar, porém usava sua camuflagem bela e atraente para seduzir os homens a fim de dar à luz a uma prole atemorizante. Em troca, o demônio os concedia terras, riqueza e reino próspero. Logo, com a morte de Grendel pelas mãos de Beowulf, a misteriosa deusa, busca por um humano que possa lhe conceder outro descendente e encontra no herói um progenitor potencialmente apropriado para cumprir seu desejo de vingança. É nesse contexto que Beowulf torna-se rei por um pacto. O até então rei Hrothgar suicida-se e Beowulf reina em seu lugar sob a falsa afirmação de ter matado o demônio e salvado o povo da maldição. Porém, após um período de tempo o símbolo do acordo, um chifre de ouro é devolvido ao rei, significando o fim da pacificidade entre homem e demônio, o que resulta na luta lendária entre Beowulf e o temível dragão, mais a diante descoberto como seu filho.

É importante destacar que além do chifre de ouro, no filme, é notável a presença de outros componentes fortemente simbólicos da cultura inglesa da época. Por exemplo, o salão de hidromel, um recinto de encontros festivos, que simboliza a confraternização e alegria de pessoas que estão ali presentes em momentos de celebração realizadas pelo rei, mas ao mesmo tempo, um lugar perigoso que se torna aterrorizante aos olhos do próprio, vendo a aniquilação de toda sua coligação, e a carnificina oriunda da sua própria decisão egoísta no passado. Outro fato importante é o fogo, que se mostra como um símbolo de poder, logo que ambos os monstros utilizavam o poder do fogo para se defender, atacar e demonstrar um certo poder. Vemos também a personificação do urso, logo a tradução de Beowulf quer dizer urso, no entanto, podemos observar também que na vela do barco de Beowulf possui

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com