TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CUNHO PRÁTICO - REFLEXÕES

Por:   •  25/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.980 Palavras (8 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

LICENCIATURA EM LETRAS - INGLÊS

PRÁTICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO À DOCÊNCIA (PE:ID)

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS

ELY LIMA PINHEIRO / 1625579

MARABÁ

2016


SUMÁRIO

1.  Reflexões referente aos 13 textos...................................................................... 3

1.1 Aprender com o Índio..........................................................................................3

1.2 O fax do Nirso.......................................................................................................3

1.3 A história de Chapeuzinho Vermelho (na versão do lobo) ................................4

1.4 Uma pescaria inesquecível..................................................................................4

1.5 A folha Amassada.................................................................................................5

1.6 A Lição dos Gansos..............................................................................................5

1.7 Assembleia na Carpintaria...................................................................................5

1.8 Colheres de Cabo Comprido................................................................................6

1.9 Faça parte dos 5%.................................................................................................6

1.10 O Homem e o Mundo...........................................................................................6

1.11 Professores Reflexivos......................................................................................7

1.12 Um Sonho Impossível? ......................................................................................7

1.13 Pipocas da Vida...................................................................................................7


  1. REFLEXÕES REFERENTE AOS 13 TEXTOS.

1.1 Aprender com o Índio

O texto aprender com o Índio, nos faz refletir sobre o que realmente é educação, pois não existe pessoas com falta de educação, e sim pessoas com educação diferente daquela que nós aprendemos. Os índios tinham uma educação diferente dos da Virginia, uma e educação voltada mais para o corporal, o que não significava que eram ingênuos e irracionais, o que é notório em sua resposta bem colocada e sutil, mostrando assim para os colonizadores que diferentes nações têm concepções diferentes das coisas.

Nosso país é um exemplo claro dessas diferenças, pois em uma nação podemos observar diferentes formas de educação que pode ser visto até na forma de falar, e nesse processo todo a escola tem um papel fundamental que é: generalizar a educação no que tange conhecimentos específicos para formação acadêmica de uma pessoa. O que nem sempre funciona, em nosso país esse conhecimento não é completamente unificado, pois embora o Brasil tenha sido colonizado pelos portugueses a influência de outros países é gritante e a variação educacional no Brasil é grande.

O professor tem um papel muito importante nesse processo de educação, ele é o locutor dessa unificação e quem interage com o indivíduo a ser educado. Esse poder de transformar pensamentos e atitudes é meio perigoso, como o que acontece com os índios que foram estudar no norte, ao retornarem a sua comunidade se tornaram inúteis, pois a educação que receberam de nada servia para aquele povo.

1.2 O fax do Nirso

Atualmente o acesso à educação expandiu muito, as facilidades são grandes. Essa facilidade é uma grande conquista que tem facilitado as pessoas ingressarem no mercado de trabalho. E a medida que as pessoas vão ampliando seus conhecimentos, as portas para novas promoções se abrem, visto que essa pessoa está mais preparada para ocupações mais elevadas.

Contudo não podemos negar que existem pessoas que não tem diploma mais como que um dom natural se sobressai aos que o tem. Mais isso não significa que esta pessoa tem que se conformar com seu talento natural para aquela posição que ocupa e não buscar novos conhecimentos, pois se esta já é boa sem estudar, imagine ele estudando.

Para que a educação acelere sua evolução e consiga acompanhar o ritmo dos outros elementos sociais, é necessário que as pessoas entendam de uma vez por todas que precisam recorrer a educação formal, entrar numa escola, faculdade, cursos profissionalizantes e nunca se cansar dessa busca pelo conhecimento.

1.3 A história de Chapeuzinho Vermelho (na versão do lobo)

Muito interessante essa versão da história, o que nos leva a refletir sobre a forma que os educadores apresentam sua opinião a seus alunos, o que acontece na maioria das vezes o aluno não tem o direito de formar opinião o que acaba sendo injusto e prejudicial a esse aluno.

Em certos pontos o que extraímos das matérias estudadas na educação formal serve apenas como opinião, mas na maioria das vezes são verdades analisadas e comprovadas, é claro que essa verdade nem sempre é única, as vezes um conteúdo possui várias verdades. Verdades essas que ao longo do tempo muitas vezes caem por terra.

1.4 Uma pescaria inesquecível

“Ética é simplesmente uma questão de certo ou errado”.

Como seria bom se todos os pais passassem para os filhos valores inegociáveis, ensinassem a eles a terem ética, pois essa é uma matéria que não deve ser obrigação do professor ensinar para os alunos, é obrigação dos pais, que muitas vezes cruzam os braços e acham que o professor sozinho tem a missão de transformar seus filhos em um cidadão de bem.

“Gosto de levar vantagens em tudo, certo? ”. Frase usada como filosofia de vida por muitas pessoas, o que não acontece no texto, pois levar vantagens passando por cima dos conceitos da ética, não torna ninguém vitorioso. Fazer o que é certo nem sempre te leva a conquistar pessoas, porém fazer o que é certo te faz trilhar em um caminho mais seguro, sem surpresas desagradáveis.

1.5 A folha Amassada

Esse texto nos leva a refletir como seria nossa atitude no lugar daquele professor. Ser professor nos imputa muitas situações complicadas, mas hoje me sinto emocionalmente preparada para enfrentar cada uma delas. Lidar com um grupo de pessoas, cada um com um temperamento diferente não é fácil, especialmente quando se trata de alunos explosivos, nunca podemos tomar uma atitude de imediato, é bom analisarmos e entender o que leva ele a esse comportamento, para então confrontar com a raiz do problema, buscando uma forma de resolver a questão, nem sempre o fato do aluno ser explosivo significa que ele representa um problema na sala de aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (260.3 Kb)   docx (107.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com