TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Com As Informações Obtidas Nos Passos 1 E 2, Estabeleça Um Paralelo Entre A Entrevista De Nilbo Nogueira E A Letra Da música "Estudo Errado". Ressalte Os Pontos De Convergência E Os De Divergência, Apresentando Sua Análise. O Texto não Dever

Monografias: Com As Informações Obtidas Nos Passos 1 E 2, Estabeleça Um Paralelo Entre A Entrevista De Nilbo Nogueira E A Letra Da música "Estudo Errado". Ressalte Os Pontos De Convergência E Os De Divergência, Apresentando Sua Análise. O Texto não Dever. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  354 Palavras (2 Páginas)  •  728 Visualizações

Página 1 de 2

Sonia Kramer, Maria Fernanda Nunes e Patrícia Corsini (2011) apresentam uma série de dados e reflexões que expõem a fragilidade da Educação Infantil. Uma delas é a fragmentação dessa modalidade em creche e pré-escola, o que dificulta uma visão holística do EI. Em 2010, dados do IBGE ilustram que a média de atendimento das crianças de 0 a 3 anos em creches era de 18%, enquanto o atendimento das crianças de 4 e 5 anos nas pré-escolas se elevava para 73%.

Ainda, as creches parecem não ser vistas como parte da educação, pois 23% dos municípios brasileiros não as possuem. Por outro lado, apenas 0,7% dos municípios não possuem pré-escolas, o que reforça o peso da cisão entre creche e pré-escola e a associação da segunda com o acesso ao ensino fundamental, o qual se encontra altamente universalizado.

situação na qual o EI se encontra, especialmente as creches, não favorece sua legitimação na sociedade, que pouco reconhece sua importância a não ser como um preparatório para “aquilo que realmente interessa”: a alfabetização e o letramento oferecidos nas etapas obrigatórias da educação. A esse processo de submeter o ensino pré-escolar aos objetivos e funcionamento do ensino fundamental dá-se o nome de escolarização da pré-escola.

Neste sentido, a tendência – reforçada inclusive por organismos internacionais – de antecipar a escolarização, levou a duas medidas principais no contexto brasileiro: a atual obrigatoriedade de ingresso ao ensino fundamental a partir dos 6 anos de idade (condição sine qua non para o EF de 9 anos) e a futura obrigatoriedade de ingresso à escola desde os 4 anos de idade (regulamentada pela Emenda Constitucional nº 59/2009 com validade a partir de 2016). Essas medidas tem gerado preocupações em pesquisadoras/es, que apontam para uma possível “morte anunciada da pré-escola” (ARELARO, JACOMINI & KLEIN, 2011).

Referência:

www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Projeto-Multidisciplinar.../506616. html;11/10/2013,‎23:00h

www.educacional.net/entrevistas/entrevista0084.asp;11/10/2013,23h15min

www.educacional.com.br/entrevistas/entrevista0084.asp‎; 11/10/2013, 23h: 30

www.crmariocovas.sp.gov.br/Downloads/ensino_arte_ciclo1.pdf‎; 11/10/2013, 00h: 00

Clique e veja o trabalho completo

Cadastre-se

...

Clique e veja o trabalho completo

Cadastre-se

Cadastre-se no TrabalhosGratuitos

Cadastre-se no TrabalhosGratuitos - buscar 155.000+ trabalhos e monografias

Artigos RelacionadosMultidiciplinar

Multidiciplinar L

Multidiciplinar

Multidiciplina Modelo

Multidiciplinar

Multidiciplinar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com