TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Determinantes, Determinação E Determinismo Sociais. (Roberto Passos Nogueira)

Artigo: Determinantes, Determinação E Determinismo Sociais. (Roberto Passos Nogueira). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  688 Palavras (3 Páginas)  •  1.479 Visualizações

Página 1 de 3

• Determinantes, determinação e determinismo sociais. (Roberto Passos Nogueira)

Antes de tudo é importante que saibamos o significado de uma palavra chave para entendermos esse assunto, a iniquidade. Iniquidade é o ato ou comportamento contrário à moral, à justiça ou à equidade, segundo o dicionário online de português. Porém ao decorrer do curso venho formando um conceito próprio sobre essa palavra, iniquidade são desigualdades entre grupos populacionais, seja esse grupo bem restrito ou grande, como países.

O texto está realizando uma analise crítica do relatório sobre determinantes sociais de saúde, divulgado pela Organização Mundial de Saúde, em 2008. Uma das críticas do autor Roberto Passos Nogueira é a interpretação de que o social na saúde é unicamente relacionado ao efeito de fatores causais, a OMS levou em conta somente os modelos de ciências médicas e epidemiológicas. Porém sabemos que para que a saúde pública seja de qualidade devemos nos socializar e ser influenciados por outras áreas como a sociologia, antropologia, dentre outras.

A criação desse relatório se originou por conta das lutas contra as iniquidades. Percebeu-se ao longo dos anos que a saúde e a doença estão fortemente relacionadas com o gradiente social, um exemplo seria a expectativa de vida ser diferente de acordo com o tipo de país. Deve-se concluir com isso que corrigir as desigualdades deveria e tem sido uma questão de justiça social.

Observa-se que as conquistas, cada vez mais, têm sido alcançadas por movimentos que possuem interesses diferentes, porém pactuam para que haja fortalecimento de suas ideias e que assim conquistem um conjunto importante de direitos sociais e políticos.

O relatório coloca como um princípio indiscutível a equidade em saúde, porém não a discute nem a fundamenta. Ele possui o objetivo de diminuir as desigualdades em saúde através de políticas sociais, iniciativas governamentais, as empresas privadas responsáveis por prestar serviços de saúde e o envolvimento social, sendo um dos mais importantes a meu ver.

Vale ressaltar que não está se falando somente de combater a pobreza, mas de se ter e se colocar em prática estratégias que diminuam as desigualdades de renda e qualidade de vida entre os grupos. Deve-se atentar também para a entrada da OMS nessa área importante, dando ênfase na importância da promoção de políticas que combatam as desigualdades em geral.

Um estudo realizado por Marmot e Wilkinson definiu dez subtipos de determinantes sociais, são eles: gradiente de riqueza, estresse, início de vida, exclusão social, trabalho, desemprego, apoio social, vício, alimento e transporte. Vemos com isso que os determinantes sociais são muito amplos e que temos um longo desafio pela frente até criarmos políticas que consigam abraçar todos esses campos.

É importante que a promoção à saúde e os determinantes sociais se aproximem e se potencializem, com o intuito de se fortalecerem, como ocorre em algumas políticas.

Segundo Marmot as políticas devem atuar sobre os determinantes sociais e não sobre fatores individuais, uma vez que este último depende muito de mudanças de comportamento, sendo assim o foco nos determinantes sociais seria mais benéfico na saúde, já que conseguiria atingir um número maior de pessoas.

Outra abordagem que o texto nos proporciona é o conceito da saúde, é habitual o pensamento de que saúde está associada ao número de anos vividos, porém nem sempre quem vive mais tem mais saúde. Com isso a OMS desenvolveu um novo indicador: carga de doença, que tem haver com incapacidade.

O relatório em questão tem uma visão muito progressista, mesmo tendo se configurado apenas nas ciências biológicas e epidemiológicas, o que contradiz o nosso pensar em saúde coletiva, não podemos nos ater somente ao biológico, mas também ao social, a outras áreas de conhecimento que enriquecem o campo e faz com que nossa concepção de saúde e coletivo seja diferente dos demais.

Não existe uma definição de determinantes sociais, o que observamos é que existem influencias do social na saúde, mas que a saúde também pode sofrer influência do ambiente ou até mesmo genética. Com isso, pode-se concluir que a saúde depende de múltiplos fatores, não somente do social, mas que os determinantes sociais têm muito valor e devem ser levados em conta toda vez que estivermos analisando uma situação de saúde, social, política e etc.

...

Baixar como  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »