TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Com relação à Coesão Sequencial

Por:   •  14/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.402 Palavras (6 Páginas)  •  918 Visualizações

Página 1 de 6

Questão 1: Com relação à Coesão Sequencial, é correto dizer que:

A) Constitui um meio de articular informação nova à velha. B) Tem por objetivo a retomada de itens, sentenças ou estruturas. C) Pode ocorrer por sequenciação temporal e por conexão. D) Possui semelhanças muito fortes com o funcionamento Referencial. E) Sua essencialidade constitui-se na substituição pronominal.

Questão 2: Leia o fragmento:

“‘Betão futuro da nação’ é um texto verbal e não verbal. Podemos observar que o texto parece sugerir as etapas do ciclo da vida: nascer, viver, morrer. É como se o garoto nascesse ao perceber a garota, ainda distante. Passa, então a sentir sensação de vida plena quando a garota passa e abre os olhos, mas logo depois tudo se transforma, porque ela passa e fecha os olhos. Morre, então, a esperança de algum relacionamento existir no futuro. A relação que existe entre a linguagem e o olhar é de grande intensidade. Observamos que os narradores, sempre em primeira pessoa, constroem as narrativas conduzidas por movimentos das pálpebras que enunciam o visível e o invisível quando giram para um lado e para o outro. No registro dos olhos concretizam-se cenas e signos que serepetem; desejos e dúvidas que se organizam; realização de busca incessante por novas paisagens e imagens. Assim, entre luzes e sombras, o contorno do texto é desenhado no contexto das imagens, na expressão facial e no movimento dos olhos.” (NOGUEIRA, I.; MARIA, M.Linguística textual: da teoria para a prática em sala de aula. Disponível em: <>. Acesso em: 17 mar. 2012).

Essa análise pode ser considerada:

A) Da Linguística Estrutural, pois considera os elementos gramaticais da unidade da frase. B) Da Linguística Estrutural, pois possui uma visão sincrônica dos fatos narrados no texto. C) Da Linguística Textual, pois elabora uma relação dicotômica entre as unidades verbais e nãoverbais da narrativa.D) Da Linguística Textual, pois permite perceber o uso efetivo da linguagem em situações variadasde comunicação.E) Da Linguística Estrutural, pois enfatiza as relações entre os vários tipos de linguagem para a interpretação do texto.

Questão 3: Assinale a alternativa cujo enunciado traz um funcionamento Coesivo Referencial por Substituição do tipo Anáfora Esquemática.

A) “Os pais de Pedro morreram. Ele os amava muito”. B) “Minha filha vai casar-se. Seu noivo é médico”.C) “Adriana ficou órfã cedo. Ela nunca se conformou por tê-los perdido num acidente tão estúpido”. D) “Só lhe digo isso: você vai se arrepender”. E) “Judite foi vendedora de imóveis. Os apartamentos eram de primeira linha”.

Questão 4: Um adolescente da cidade grande passa um período no campo e é convidado para uma pescaria, coisa que nunca fizera antes. Imediatamente, ativa um de seus modelos globais e consegue pensar a pescaria assim:

“Nossa!!! Pescar!... Mas isso deve ser bom demais... acho que já li um texto que falava sobre isso... O cara falava

tudo: era anzol, agulha e linha... o silêncio... a boca rasgada do peixe... muita mata, céu azul... muita água... o peixe estabanado na ponta da linha... o banquinho à beira rio... Não, isso ele não falava, mas eu penso...A isca... Isso também ele não falava, mas eu penso... Nossa!!! Pescaria... A Pesca... como era mesmo o título do texto???” (Baseado no texto “A Pesca”, de Affonso Romano de Sant’Anna)

Que modelo global esse adolescente ativou na memória para elaborar o texto acima? A) Frame. B) Esquema. C) Script. D) Plano. E) Cenário.

Questão 5: Conforme os estudos da Linguística Textual, é possível apontar algumas lacunas e equívocos quanto a afirmações ultrapassadas, de alguns autores, sobre a dicotomia Fala X Escrita (FALA: redundante, fragmentada, pouco elaborada, caótica, não planejada, contextualizada X ESCRITA: condensada, completa, elaborada, densa, explícita, planejada, descontextualizada).

Tal dicotomia refletia uma visão preconceituosa e centrada no modelo da escrita formal padrão. Nesse sentido, assinale a alternativa, abaixo, que está de acordo com esta visão equivocada e preconceituosa:A) O texto falado não é caótico. É um processo dinâmico e interacionalmente produzido em coprodução pelos falantes. Ela tem uma estrutura própria e deve ser descrita e avaliada em função disto; B) A fala é localmente planejada em função de ser presencial e intrinsecamente interacional com pressões de natureza pragmática; C) A escrita deve ser entendida como uma transcrição da fala, só que melhorada, aperfeiçoada em relação a aspectos próprios da fala como hesitações, truncamentos, repetições, falta de planejamento etc., quea escrita não traz; D) As características descritas para cada modalidade não são exclusivas nem da modalidade oral nemda modalidade escrita; E) As características descritas para cada modalidade foram estabelecidas, preconceituosamente, a partir dos parâmetros da escrita.

Questão 6: Sobre o processo interativo de Leitura/Escrita e o ensino de língua na sala de aula, W. Geraldi afirma em seu livro “O texto na sala de aula” que “uma coisa é saber a língua, isto é, dominar as habilidades de uso da língua em situações concretas de interação, outra, é saber analisar a língua, dominando conceitos e metalinguagens” (1985, p.75). Mas o sucesso na produção textual, ou seja, a habilidade linguísticanas diferentes situações de interação, não tem necessariamente a ver com o domínio das regras normativase técnicas da gramática. Com base nas discussões deste autor é correto afirmar que:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (129.4 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com