TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comentário sobre o texto de Souza (2006), em seu capitulo Objetos

Por:   •  12/10/2020  •  Resenha  •  261 Palavras (2 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 2

De acordo com o texto Souza (2006), em seu capitulo Objetos, durante a história do ocidente tiveram diversas adjetivações sobre a literatura. Conforme seus estudos mais antiga foi a que ficou conhecida pela expressão “humaniores litterae”, que traduzido significa “letras mais humanas”. Essa expressão surgiu no latim medieval e foi utilizada até o século XVII. O seu conceito baseiava-se em um fundamento teológico, e buscava a diferenciação entre “Coisas divinas e coisas humanas”.

A segunda adjetivação, originou a expressão “litterae humanae”, e surgiu no Renascimento, e sua origem também se baseava na diferenciação das coisas divinas e coisa humanas como na primeira adjetivação, mas mais tarde se consolidou na “tradição aristotélica mediavel de segmentação dos saberes”, na qual Avicena defende que uma “ciência superior”, e Gundisalvo divide a ciência em humanas e filosóficas.

A quarta adjetivação originou a expressão francesa “bonnes lettres”, e em inglês “good letters”, que surgiu no Renascimento no fim do século XVII, a qual também se baseava pelo discurso da diferenciação presente nas adjetivações anteriores, com a diferença da introdução do critério ético, sendo que este igualou os adjetivos boas e humanas, ou seja, de acordo com essa adjetivação “o que é humano é bom e vice-versa. ”

A quinta adjetivação foi atribuída historicamente ao vocábulo letras, e originou a expressão belas-letras, sendo esta única expressão que não se tornou totalmente obsoleta. Sendo que nesta em vez de utilizar-se os adjetivos humanas e boas, utiliza-se belas, desse modo, entende-se pela utilização da palavra belas como caraterística de uma modalidade das letras, isso seria uma supervalorização desta em detrimento das demais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (33.2 Kb)   docx (7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com