TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Sobre O Texto: "O Que é ética?", Capitulo I, De Márcia Souza.

Ensaios: Fichamento Sobre O Texto: "O Que é ética?", Capitulo I, De Márcia Souza.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  726 Palavras (3 Páginas)  •  1.801 Visualizações

Página 1 de 3

1. Transcrição

“Ética, palavra de origem grega ethos, que quer dizer o modo de ser, a conduta ou caráter da pessoa. Etimologicamente, a palavra ética corresponde à palavra latina morale, que tem o mesmo significado. Assim, podemos concluir que ética e moral são palavras sinônimas, pelo menos e, sua origem.

Entretanto, a Moral estabelece regras comuns à sociedade, que são assumidas pela pessoa.” (P. 5)

“Ética é o que diferencia o que é bom ou mau, correto ou incorreto, justo ou injusto, e esses conceitos podem variar de pessoa para pessoa” (P. 5)

“ [...] a ética pode variar conforme o “ponto de vista” de cada indivíduo, não sendo, necessariamente, imutável e definitivo.

O objeto material da ética é o ato humano, e seu objeto formal é a moralidade desse ato. Portanto, a Ética lida com questões do bem, do direito, da justiça, da honestidade, da transparência, da sinceridade e do bem comum” (P.6)

“Ética diz respeito ao comportamento humano voluntário livre. O comportamento ético não se impõe: é uma adesão livre ao que se apresenta como bom, e não uma submissão exterior a um conjunto de regras e proibições[...] Em determinados casos, tratando-se de leis injustas, o comportamento ético exige o descumprimento dessas leis.” (P.6)

“É comum ouvir alguém dizer que tem a própria visão sobre o que é ética, que nem sempre está alinhada com a verdade e a ética aceitas pelo grupo e pela empresa. Esse entendimento é fortalecido pelo culto ao individualismo e ao consumismo. Normalmente, essa argumentação sobre a particularidade de interpretação procura esconder ou justificar determinadas ações.” (P.6)

“Para efeito de conceituar o que é uma empresa comprometida com a ética, precisamos considerar ainda os seguintes aspectos: Integridade nas relações comerciais; Políticas justas nas relações de trabalho; Responsabilidade na proteção ao meio ambiente; Vigência e observância de códigos de conduta; Solidariedade nas ações junto à comunidade; e estímulo à prática do voluntariado entre seus funcionários.” (P.7)

2. Resumo

Diferente da Moral, que é a definição de variadas regras de comportamento e conduta criadas pela sociedade, à ética é particular. Ética são nossos valores, é o limite de cada um entre o certo e o errado, a diferença entre bom ou mau, e o que é justiça em qual situação.

A Ética varia de acordo com o ponto de vista de cada pessoa, não é um padrão imutável, nem definitivo. Diz respeito ao comportamento humano livre, um comportamento que não se impõe.

Para conceituar se uma empresa é comprometida com a ética, devemos considerar suas integridades nas relações comerciais, se as políticas de trabalho exercidas por ela são justas, as responsabilidades que ela assume com o meio ambiente, sua postura diante de códigos de conduta, se ela é solidária nas ações junto à comunidade e se existe estimulo à prática do voluntariado entre seus funcionários.

3. Opinião

Se a ética é tão particular e exclusiva de cada um, se o que é certo ou errado depende dos olhos de quem vê, como é possível

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com